MANAUS - A oferta de pescado neste período da Quaresma terá valor bem abaixo do que o de costume no Estado do Amazonas devido a abundância do produto nesta época. A afirmação é do diretor técnico da Colônia dos Pescadores de Manaus, Wilson Ribeiro, em entrevista ao Portal Amazônia nesta segunda-feira (02).
- Quando a Semana Santa cai no mês de abril não temos preocupação, é a época da safra do jaraqui e matrinxã. A entrada da safra do peixe gordo começa a partir do dia 05 de março, que abrange os meses de abril, maio e junho -, explica Ribeiro.
De acordo com ele, quando começa a safra o preço se equipara ao consumo. "Hoje temos no mercado o centro do jaraqui ao preço de R$ 20 reais. Até o dia 15 de março, período em que começa a venda para a Quaresma, esse valor vai baixar em todo o Estado".
Quaresma
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a palavra Quaresma vem dolatim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Para os cristãos, é um hábito alimentar-se de peixe neste período.
Fonte: Nívia Rodrigues - Portal Amazônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário