05/03/2009 - Oficina de Leitura e Contadores de História são os novos programas educacionais oferecidos este ano pela Biblioteca do Centro de Educação Ambiental, mantido pela International Paper (IP). A biblioteca funciona próxima à fábrica da IP em Luiz Antônio, no interior paulista. Ambos são direcionados aos alunos do Ensino Fundamental do município e serão realizados todas as quartas e sextas-feiras da última semana de cada mês, das 8h às 12h30.
Na Oficina de Leitura, os participantes, adolescentes de 5ª a 8ª séries, serão estimulados ao hábito da leitura de obras da literatura nacional e estrangeira e, também, a criarem senso crítico sobre o tema que estão lendo. No Contadores de Histórias, crianças de 1ª a 4ª séries terão a oportunidade de ouvir histórias clássicas da literatura nacional, narradas por monitores que interpretarão os textos de forma lúdica e didática. Os programas são gratuitos, ministrados por profissionais especializados e terão início na última semana de março. Serão oferecidas cerca de 20 vagas para cada módulo.
Além desses cursos, o CEA promove durante todo ano o Programa de Educação e Conscientização Ambiental (PECA) para alunos dos municípios de Luiz Antônio, São Simão, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, entre outras cidades da região.
O programa inclui trilhas ecológicas, palestras sobre a produção sustentável de papel e celulose, dinâmicas e atividades com foco na conservação do meio ambiente. O objetivo é despertar a consciência ecológica dos jovens participantes, fazendo deles verdadeiros agentes de mudança.
A biblioteca do CEA é aberta a toda comunidade de Luiz Antônio e recebeu no ano passado cerca de dois mil visitantes. O espaço possui um acervo com mais de dois mil títulos, entre livros, revistas, quadrinhos e, também, computadores com acesso à internet para pesquisas. A biblioteca disponibiliza seus livros para empréstimos, mediante cadastro.
Em 2008, cerca de dois mil alunos e professores participaram do Programa de Educação Ambiental, em Luiz Antônio, e 1.700 utilizaram a biblioteca.
Celulose Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário