sexta-feira, 13 de março de 2009

Seminário marca aniversário da Fortaleza de São José

Será nesta segunda, 16, a abertura de um seminário abordando o tema “Meu, teu, nosso bem: O patrimônio histórico em questão”, que marca as comemorações de aniversário dos 227 anos da Fortaleza de São José de Macapá, iniciadas no último sábado, 7. O evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Historiadores e especialistas palestrarão durante a programação. Está confirmada a presença de duas palestrantes de outros estados. Uma é a engenheira Silvia Puccioni do Departamento de Patrimônio Material no Rio de Janeiro, que falará sobre o tema Príncipe da Beira: Fortalezas em obras de restauração. Outra palestrante é Salma Saddi Waress de Paiva, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ela explanará sobre Educação Patrimonial.
As inscrições para o seminário estão sendo realizadas na instituição desde a sexta, 13, das 8 às 18 horas, neste sábado e domingo das 9 às 18 horas. O valor da inscrição é de R$ 5 para estudante e R$ 10 para não estudante. A arrecadação será utilizada para ajudar na manutenção do patrimônio.
Durante as palestras o público será brindado com declamações de poesias sobre a fortificação, a cargo do Grupo Cultural Universo.
No dia 19, aniversário de 227 anos da Fortaleza de São José de Macapá, a festa inicia com alvorada festiva às 6 horas. Às 8 horas será oferecido um café da manhã, acompanhado de parabéns à Fortaleza, pelo Quarteto de Cordas do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima. O Grupo Teatral Marco Zero, de Macapá, apresentará o espetáculo “Açaidéia”, abordando a preservação e conservação do meio ambiente. A dança fica por conta da Associação Cultural Berço do Marabaixo.
À noite, a partir das 19 horas, a programação de aniversário segue com show musical em frente ao Mercado Central, com apresentação de bandas locais: Pop-Rock, MPB, chorinho e músicas regionais.
As comemorações encerram no sábado, 21, com o lançamento da obra Homens e Pedras no desenho das fronteiras: A construção da Fortaleza de São José de Macapá (1764-1782), de Janaína Valéria Pinto Camilo, PHD em História, formada pela Unicamp.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário: