POR: Claudionor dos Santos
A Diocese de Macapá se prepara para a festividade em hora a São José, o padroeiro de Macapá. Este ano, o tema da festa será “São José, Justo e Pacificador!”. A programação que teve inicio com a celebração da missa do envio no dia 15 de fevereiro e chega ao seu final com a missa e procissão no dia 19 de março na Igreja de São Jose (nova) a partir das 07:30 da manhã desta quinta-feira.
Novamente a programação foi toda modificada levando em consideração a corrida de São José, que terá seu ponto de saída da Nova Catedral no dia 15 de março (Domingo) as 08:00h, tendo seu percurso pelos ruas e avenidas do centro de Macapá. A missa e procissão que era realizado na tarde do dia 19 de março volta a ser realizado pela manhã, as 07:30h na Catedral de São José, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Pedro José Conti.
Logo após a celebração da missa haverá a procissão com imagem do padroeiro pela rua: General Rondon, Av. Ernestino Borges, Rua Candido Mendes, Av. Mário Cruz, chegada na Igreja de São José com a benção final.
“A paz sempre será um bem que devemos buscar construir e reconstruir de novo, com paciência, perseverança e sacrifício. Nunca será algo de fácil e de imediato. Uma paz sem esforço pode ser sinônima de desinteresse e desistência, neste caso nunca estará junta com a justiça e o amor. Existem conflitos que, superados proporcionam uma convivência mais pacífica e fraterna. Poucas vezes ao silêncio corresponde a paz. Pode ser, simplesmente, medo de manifestar-se. Hoje ainda estamos longe de ver a paz e a justiça aplicadas na vida cotidiana, no pequeno como no grande mundo ao nosso redor. Há quem nunca reconhece que pode estar errado e, portanto, cometer injustiças. O caminho a percorrer ainda é longo. Sempre rezamos pela paz no mundo, no nosso país, nas pacificador, deu a Jesus, junto com Maria, exemplo de compaixão e de bondade. O Mestre sabia compreender o que passava no coração do pobre excluindo, do doente reclamando por socorro, da mulher condenada. Algumas situações injustas foram superadas. Ele nos ensinou o jeito. Pedimos a São José por nós e pela humanidade inteira para que nós também possamos encontrar, cada vez mais, os caminhos da verdadeira paz” disse Dom Pedro José Conti, Bispo Diocesano.
Além das peregrinações com a imagem do santo padroeiro que já está percorrendo as igrejas, os organizadores da festa elaboraram novenários, missas, carreatas, palestras, procissão e encerrando com um almoço familiar na Quadra da Paróquia São José, com vendas de comidas típicas e sorteio de prêmios e leilão.
As programações e peregrinações da imagem de São José continuam no dia 15 de março (Domingo) com o tema: A construção da cultura da paz no trânsito, responsáveis a Renovação Carismática Católica e Shalom. Dia 16 de março (segunda-feira) com o tema: A construção da cultura da paz nos meios da comunicação social, responsáveis PASCOM e SAV. Já no dia 17 de março (terça-feira) o tema será: A construção da cultura da paz através da catequese, com os responsáveis os Catequistas e CRB e segue no dia 18 de março (quarta-feira) com o tema: A construção da cultura da paz a partir do respeito mútuo e da justiça, com os responsáveis da Comunhão e Libertação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário