Foi encerrado na manhã de sexta-feira, 27, o Seminário de Avaliação e Capacitação para Gestão dos Projetos Cultura Afro Amapaense. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Amapá.
O seminário teve como objetivo capacitar os beneficiários dos projetos das festas tradicionais afro-descendentes, como capoeira e Matriz Africana, para a correta aplicação dos recursos e prestações de contas.
Além disso, foram discutidos outros temas voltados à valorização da cultura afro-descendente. Segurança pública, celebração de convênios e responsabilidade fiscal foram alguns dos assuntos debatidos.
De acordo com o secretário da Seafro, Josivaldo da Silva Libório, o Governo do Estado vem investindo nos projetos da cultura tradicionais, como é o caso do Batuque, Marabaixo, Zimba e Sairé. Em 2008 houve a integração da Capoeira e a Religiosidade de Matriz Africano (Umbanda, Candomblé e Minagó) nos projetos culturais afros, que também passaram ter acesso aos investimentos.
Já para o presidente do Conselho das Comunidades Negra do Amapá, José Araújo Paixão, a iniciativa é importante para o desenvolvimento da cultura popular amapaense, “Nós como entidades temos que saber onde e como melhor aplicar esses recursos” destacou.
O evento contou ainda com a presença de representante da Auditoria Geral do Estado e da coordenadora da Igualdade Racial do município de Macapá, Cirlene Maciel e demais autoridades.
Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96)3212-1169
Nenhum comentário:
Postar um comentário