Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros estará em estado de alerta neste final de semana, para qualquer alteração que vier a ser provocada pela chuva e cheia dos rios, principalmente o Jarí e o Araguari, que já estão dando sinais de aumento do nível da água.
O coordenador da Defesa Civil no Amapá, coronel Giovani Tavares, informa que até o presente momento não foi necessário fazer o remanejamento de famílias de áreas consideradas de risco, “mas todas os meios necessário de uma evacuação imediata, caso haja a cheia dos rios, estão sendo providenciados”, esclareceu o oficial, lembrando que esse trabalho está sendo intenso desde o mês de dezembro de 2008, quando iniciou o período invernoso, e seus efeitos se baseiam nos resultados das últimas enchentes que ocorreram, principalmente na região do Jarí, que no ano passado teve o nível da água elevado em 2,8 metros.
Em relação às noticias em Ferreira Gomes, envolvendo a morte de uma criança de três anos, Geovani esclareceu que foi uma fatalidade acontecida em decorrência de um descuido da mãe. “Esta já é a segunda fatalidade que ocorre com crianças, e pedimos aos pais que não se descuidem de seus filhos menores, principalmente os que moram em áreas de baixada sujeitas a alagamento”, disse o coronel.
Base de Macapá
Somente no Corpo de Bombeiros de Macapá, existem 300 soldados masculinos e femininos, que se revezam em três turnos, e treinados constantemente, para atendimentos imediatos, através de voadeiras, veículos e, se possível, o helicóptero do GTA que está de prontidão para resgates emergenciais.
Ferreira Gomes
Na localidade de Ferreira Gomes, próxima à hidrelétrica do Paredão, existem homens do corpo de Bombeiros que estão de prontidão para qualquer emergência. A prefeitura do município está destinando locais como escolas e quadras, para alojar famílias que forem afetadas pelas enchentes. “O nível do rio Araguari ainda está dentro do suportável, que é de 1,40 a 1,60m. Se passa de 1,60m, aí teremos que pensar em retirar as famílias para alojarmos nos locais previamente escolhidos pelo comitê da Defesa Civil do município”.
Vale do Jarí
Em Laranjal e Vitória do Jarí já existe um efetivo de bombeiros militares, em número de 25, e nesta sexta-feira, à noite, outro grupo vai se unir aos que estão lá. Por enquanto o nível das águas está entre 1.50 a 1,70 acima do nível do mar, e algumas casas já estão com os soalhos molhados em decorrência da cheia.
A subida de nível para situações não confortáveis só ocorre quando há o fenômeno da lua-cheia, preá-mar e presença de chuvas. “Quando há uma coincidência desses três fenômenos, o que está previsto para 23 de abril, aí a situação passa para um quadro mais grave”, falou o oficial BM.
Giovani apela para a solidariedade da população no destino correto do lixo, em locais adequados, avisando que as prefeituras municipais, assim como todos os demais órgãos da Defesa Civil, estão cumprindo a sua parte, “mas sem dúvida alguma, a população também tem parcela importante de responsabilidade, deixando rios e canais desobstruídos; só não podemos frear a Natureza no curso normal desses fenômenos”, finalizou o coordenador da Defesa Civil no Amapá.
Edgar Rodrigues
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
www.amapa.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário