domingo, 10 de abril de 2011

A CURANDEIRA

RETIRADO DO TCC: CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL.
AUTORIA: CLAUDIONOR DOS SANTOS

Muitas histórias se tem contado sobre a Benzedeira Dona Maroca. É das boas, tira quebranto, mal olhado, desmancha feitiços. Dona Maroca mora no Bairro do Beirol. É uma senhora amável, com muita bondade, curandeira de qualquer mal. Dona Maroca já fez muitas famas, mas uma delas chamou a atenção, foi quando conseguiu curar uma mulher que estava muito inflamada.
Ela era protestante e não acreditava em Benzedeira, que é comum para essas seitas. Tudo parecia ocorre muito bem, até que certo dia, Dona Antônia, começou a sentir umas fortes dores na barriga. Descobriu que estava inflamada há muito tempo e não gozava de saúde, pensou que fosse uma simples inflamação, mas ficou vários dias impossibilitada de trabalhar, pois as dores eram constates e resolveu procurar o médico, fez exames, tomou injeção, fez a medicação correta e nada de melhorar, piorando ainda mais. Retornou ao médico, repetiu todos os exames e a medicação, mas continuou piorando ainda mais. Foi aí que falaram para ela de Dona Maroca benzedeira, que era das boas, que só não curava se não tivesse jeito. Vendo que ia morrer, e tendo procurado todos os recursos e cada dia piorava desesperada resolveu procurar Dona Maroca para lhe benzer. Dona Maroca trouxe do quintal uma porção de cascas de ervas medicinais. Preparou-lhe um chá e mandou que bebesse para em seguida benzer a inflamação. No outro dia, não doía mais nada em sua barriga e com poucos dias já estava trabalhando. Logo depois foi agradecer pela graça recebida.

Um comentário:

Alessandro Rocha disse...

Se tiver algo mais sobre a história desta escola gostaria de saber me informe por email leleco3031@gmail.com fico no aguardo