sábado, 23 de abril de 2011

- Há o apoio do governo e da sociedade para o MARABAIXO




RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

AUTORIA: CLAUDIONOR DOS SANTOS

Dos cinqüentas pessoas entrevistadas trinta e três (66%) responderam que há sim o apoio do Governo do Estado para o evento do ciclo do Marabaixo, e a sociedade prestigia todos os eventos no período das realizações das programações, assim como as realizações das missas, que ocorrem em homenagem ao Divino Espírito Santo em uma igreja localizada no bairro do Laguinho.
E dezessete (34%), pessoas responderam que o evento tem apoio do Governo e da Prefeitura, mas, as pessoas da sociedade, são poucas as que valorizam a cultura local.
Pôde-se perceber com relação a este questionamento que embora haja o apoio do governo e da sociedade no período do festejo, isso não é suficiente para a preservação, divulgação e valorização dessa manifestação cultural uma vez que o amapaense não se sente como parte integrante dessa manifestação cultural. Além disso, detequetou que o ciclo do Marabaixo envolve apenas um bairro e que concentra todo o ritual e o evento, é no bairro do Laguinho que está centralizada a cultura do Marabaixo.

Nenhum comentário: