sexta-feira, 1 de abril de 2011

Exército entra na guerra contra dengue

Representantes da Prefeitura de Macapá, Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores de Macapá, Exército Brasileiro, Fundação Nacional da Saúde e da sociedade civil organizada, por meio das Associações de Moradores, reúnem nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, na sede do comando do 34º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), para definir as atribuições e estratégias no combate a dengue em Macapá e nos demais municípios amapaenses. A reunião é fruto da audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira, na Justiça Federal, proposta pelo prefeito Roberto Góes, que defende a realização de uma Ação Integrada, apartidária, contra a dengue em todo o Estado do Amapá.
A Ação Integrada vai aperfeiçoar o Plano de Emergência de Combate a Dengue em execução em Macapá e Santana, com o apoio do Governo do Estado. O plano não surtiu efeito, ou seja, não apresentou resultados práticos no combate a doença, pois a doença continua avançando.
Ação Integrada vai unir forças de várias outras instituições, ficando as ações sob a coordenação geral do Ministério Público Estadual, tendo a frente o procurador de justiça Márcio Augusto Alves. O trabalho vai envolver, inclusive, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e não mais somente instituições ligadas a área da saúde.
Os números da dengue continuam aumentando e fazendo vítimas em todos os 16 municípios amapaenses. O prefeito Roberto Góes disse estar preocupado com o avanço da doença, por isso propôs a realização de uma ação concentrada, com a participação de todas as instituições e da sociedade. “Só fazer limpeza e retirar lixo não está dando resultado. Se não houver essa ação específica, com a participação de todos, os casos de dengue vão aumentar, pessoas vão morrer e teremos de decretar estado de calamidade pública”, observou o prefeito.
Em todo o Estado, de janeiro a março de 2011, o número de casos de dengue aumentou em 160% em relação ao mesmo período do ano passado. Só em Macapá, o aumento foi de 133% neste mesmo período.
Até agora são 909 casos notificados em Macapá, sendo 508 confirmados de dengue clássica; 7 de dengue com complicação de Febre Hemorrágica; 1 de síndrome de choque de dengue. 147 casos suspeitos não foram confirmados.
Os bairros com maior incidência são: Zerão com 77 casos; cidade Nova com 65; Fazendinha com 58, Congós com 56 e Novo Horizonte com 50 casos.
O juiz federal João Bosco Soares anunciou, na audiência pública, que conversou pessoalmente com o governador Camilo Capiberibe é que este garantiu todo o apoio necessário a Ação Integrada proposta pelo prefeito Roberto Góes.

Nenhum comentário: