sábado, 23 de abril de 2011

O Amapaense prestigia o Marabaixo? Qual é o envolvimento dos jovens durante os festejos?




RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

AUTOR: CLAUDIONOR DOS SANTOS

Vinte e nove entrevistados (58%) falaram que os Amapaenses participam do ciclo do Marabaixo, tanto nas festas populares, como no evento das missas, ladainhas e se empolgam tocando, dançando, colaborando com os festeiros, enquanto os jovens participam e contribuem, eles se envolve na dança, arte, cantoria, os próprios jovens são personagens de preservação e com essa participação o Marabaixo pode alcançar um grande valor na capital. Que as próprias crianças já estão se envolvendo em toda programação do evento, assim elas podem dançar e se divertir com os mais velhos e aprender mais sobre as raízes negras.
Onze entrevistados (22%) responderam que os Amapaenses prestigia muito pouco, assim como tem jovens que gostam e outros não, há ainda um pouco de timidez por parte deles em posse de nossa cultura, muitos jovens Amapaenses valorizam a cultura de outros Estados, quando tem a programação do ciclo do Marabaixo o jovem vem em grande número às festas dançantes, e nas noites das festas dançante do folclore os jovens só vêm com uma intuição, de tomar a gengibirra que é oferecida gratuitamente.
Finalmente dez pessoas (20%) confirmaram que os Amapaenses já estão aceitando o Marabaixo como folclore da terra, e ainda levam sugestão para descentralizar o folclore do bairro do Laguinho, e os jovens que participam ainda são muito pouco talvez seja por vergonha dos negros ou da dança, os jovens que mais participam são os descendentes das famílias e ancestrais negros.
Na visão da Esmeraldina dos Santos, em seu livro “Historia do meu povo”, ela relata: “Tudo começa com a folia, logo o povo vem em seguida dançando como os famosos batuques das caixas, lembrando várias pessoas que já faleceram, hoje pela vontade de Deus, não se encontram em nosso meio, mas os filhos estão aqui para dar continuidade às coisas que eles deixaram. As festas são apreciadas pelo povo, jovens, negros com muito amor e carinho pelos moradores e freqüentadores de quem ama está cultura (2002, p. 26-27).
Considero a participação dos jovens inexpressiva, embora de extrema importância para os eventos do ciclo do Marabaixo, mas sua participação está sendo insignificante, percebe-se pelas declarações feitas que o jovem participa, mas de forma indireta, não havendo um compromisso total em preservar e cultuar essa tradição. Nota-se nas palavras de Santos que é um grupo pequeno de pessoas, que por respeito às suas heranças, procuram preservar essa cultura.

Nenhum comentário: