quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Semsa se prepara a o dia “D” de combate a Paralisia Infantil

Por: Janine Cruz/ PMM

Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se prepara para 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil). No próximo sábado (18), acontece o Dia “D” que deve imunizar 40% do universo de 45 mil crianças de zero a cinco anos de idade, como preconiza o Ministério da Saúde (MS).
A 2ª etapa traz novidades apara as crianças de dois a quatro meses que estarão iniciando o calendário básico de vacinação. “As crianças que tiverem contato pela primeira vez com a vacina Sabin, contra a paralisia infantil, estarão recebendo a primeira e a segunda dose na sua forma injetável. Nas demais doses a vacina retorna a forma de gotinhas. Vale ressaltar que crianças com mais de quatro meses continuarão recebendo as gotinhas normalmente.”, informou a coordenadora de imunização, Enfermeira Lilian Vergara.
O Brasil não registra casos da doença há 23 anos. A mudança vem para dar um reforço maior no combate à paralisia infantil, uma vez que o vírus da paralisia infantil ainda está ativo em 35 países (alguns na África e Sudeste Asiático). “Como não há tratamento a vacina é a única prevenção contra a poliomielite”, disse a enfermeira Lilian Vergara.
Além da vacina contra a paralisia infantil no sábado (18) vai acontecer uma grande mobilização para atualização das demais vacinas. Todas as crianças e adultos que estiverem com seu cartão de vacinação atrasado, poderão fazer a atualização nas unidades de saúde.
No próximo sábado, quase mil pessoas entre profissionais da saúde e voluntários estarão envolvidas na campanha. Ao todo serão 250 pontos de vacinação, sendo 210 fixos e 40 volantes, distribuídos pela cidade entre supermercados, padarias, lojas, centro comunitário, igrejas, escolas e praças, com funcionamento das 08:00 às 17:00 horas. Todas as unidades de saúde da capital serão postos de vacinação.
Na primeira etapa contra a pólio as equipes de imunização da Semsa, conseguiram imunizar mais de 42 mil crianças superando a meta de 90% do ministério da saúde.

Nenhum comentário: