terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Santana realiza fiscalização no Mercado Municipal



A prefeitura de Santana (PMS), através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SEMAPTDE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS/PMS), iniciaram processo de fiscalização no Mercado Municipal e feiras da cidade. A ação aconteceu no último sábado (23), com o objetivo é dar maior comodidade aos feirantes e aos consumidores.
Técnicos do setor de fiscalização percorreram pela área interna do Mercado Municipal visitando boxs e orientando os trabalhadores. Já na área externa, as abordagens foram realizadas pelo próprio Secretário da SEMAPTDE, Gilmar Tentes, que conversou com os agricultores sobre a reorganização do espaço.
“Essa é uma orientação do Prefeito Robson Rocha para melhorar os serviços oferecidos no Mercado Municipal. Um recadastramento realizado no início do mês de fevereiro contabilizou que 30 pessoas estão cadastradas no mercado de pesca e 48 na feira de produtos agrícolas e muitos que trabalham de maneira clandestina e no meio da rua. Vamos abrir novos cadastramentos, mas antes estamos trabalhando para acomodar os trabalhadores, sem atrapalhar a trafegabilidade do consumidor”, disse.
Segundo a Diretora do Departamento da Vigilância Sanitária da PMS, Dayane Rodrigues, a ideia é envolver os agricultores em uma ação educativa para se adequarem aos critérios exigidos por lei. Entre eles estão a higienização, armazenamento adequado e utilização de gelo para conservação dos pescados.
O Veterinário Ádamo Favacho também recomendou que os objetos de madeira como mesas e tábuas devem ser revertidos com material impermeável, ou seja, alumínio ou fórmica. Na ocasião, foram retiradas todas as mesas de madeiras que mantinham os produtos expostos em frente aos boxs.
A equipe também sugeriu a utilização de uniformes aos trabalhadores. “No meu box os funcionários são todos uniformizados. Gosto de organização e limpeza do meu local de trabalho e isso trás muitos fregueses”, disse uma comerciante do mercado de peixe, conhecida por Lora.
O Coordenador de Agricultora, Pesca e Turismo da SEMAPTDE, Anselmo Pereira, disse que as fiscalizações continuam com agenda para segunda-feira, 25, na Feira do Produtor, na Avenida Santana e demais feiras da cidade.
Anselmo também aproveita para convocar os trabalhadores da agricultura local para uma reunião que será realizada na quarta-feira,27, às 15h, na sede do Centro de Atendimento a Juventude (CAJU).

Nenhum comentário: