quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CPI do Tráfico de Pessoas busca apoio para impedir o crime



A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) e o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), reuniram-se nesta terça, 26, com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Também estiveram na reunião os deputados Severino Ninho (PSB/PE) e Miriquinho Batista (PT/PA). Os parlamentares obtiveram da OAB Nacional o compromisso de colaboração para adequar a legislação brasileira com vistas a coibir e punir o crime de tráfico de pessoas. Esta é a segunda atividade criminosa mais rentável do mundo. Estima-se que movimente 34 bilhões de dólares anuais.
Acompanhados pela relatora deputada Flávia Moraes (PDT/GO), a deputada Janete e o deputado Arnaldo reuniram-se com o embaixador Pedro Bório, coordenador da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo foi debater formas para propor um acordo de cooperação entre o Brasil e a República do Suriname, que faz fronteira com o Norte do Brasil, com a finalidade de impedir o tráfico de pessoas entre os dois territórios. Parlamentares voltarão a se reunir com embaixadores do Departamento da América Latina do Ministério das Relações Exteriores.
O funcionamento da CPI do Tráfico de Pessoas foi prorrogado por mais 90 dias, quando deverá apresentar o relatório da atuação.

Nenhum comentário: