quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ÓI NÓIZ AKÍ/ DESCOBERTA E FORMAÇÃO DE NOVOS VAL ORES

No período de 18 a 28 de fevereiro do corrente ano estão abertas as inscrições para o projeto ÓI NÓIZ AKÍ/ DESCOBERTA E FORMAÇÃO DE NOVOS VALORES. Trata – se de uma iniciativa da Cia. Ói Nóiz Akí, umas das mais importantes e premiadas companhias de artes do Extremo Norte do Brasil, que teve o referido projeto selecionado pela UNESCO, através do projeto CRIANÇA ESPERANÇA para recebimento de apoio financeiro para o exercício de 2013.
Em 12(doze) meses de atividades, o grupo visa promover reflexões acerca da cultura e das artes enquanto direito cidadão, e conseqüentemente, sua socialização com as camadas menos favorecidas da sociedade, através de oficinas artísticas nas linguagens de circo, dança, teatro e música, e ações cineclubistas visando a promoção da produção audiovisual brasileira.
Ao longo de sua trajetória, fruto de seus projetos e ações compromissados com a cidadania cultural e com a evolução do conceito de arte publica, o Ói Nóiz Akí vem arrebatando prêmios nacionais, como: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, Prêmio Funarte de Arte na Rua, Prêmio Agente Jovem de Cultura, dentre outros, que o colocaram no hall dos grupos artísticos mais importantes deste estado.
As oficinas são gratuitas, e serão ministradas por técnicos da companhia e grupos parceiros, nos turnos da manhã e tarde no Centro de Cultura Negra do Amapá - CCNA, beneficiando diretamente 120 (cento e vinte) jovens e adolescentes, regularmente matriculados na rede publica de ensino e indiretamente 7000 (sete mil) cidadãos com exibições de obras audiovisuais nacionais de curta, média e longa metragem.
Mais do que grandes artistas, o projeto visa descobrir grandes cidadãos, não somente para as artes, mas para a vida, pois a ficção de nossa arte, neste projeto é apresentada enquanto ensaios para a realidade na tentativa de muda - lo em detrimento de um futuro onde a sensibilidade que lhe é peculiar possa dar o pontapé inicial na construção da sociedade que almejamos.
No Amapá o projeto conta com parceiros importantes como: Coletivo de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro do Estado do Amapá – CAPTTA, Cia. Cangapé,Conselho Estadual de Cultura do Amapá – CONSEC, Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR, Rede Nacional de Teatro Infantil – RENATIN, Palco Fora do Eixo – PFdE, Cooperativa Brasileira de Circo – CIRCOOP, Papelaria Raízes, Gráfica Cromoset, Sumano Discos, Imperial Music, União dos Negros do Amapá – UNA e Supermercados Fortaleza, nos entanto, as dificuldades ainda são muitas para garantir que um projeto desta envergadura torne – se real e viável, por isso, o grupo está aberto a parcerias diversas afim de estender tais ações ao maior número de beneficiários possível.

Nenhum comentário: