sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde adota novo calendário para marcação de consulta médica

A partir do dia 15 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança novo calendário de agendamento de consultas médicas. O serviço visa facilitar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) na hora de marcar uma consulta médica, diminuindo o tempo de espera e transtorno aos pacientes.
Pelo novo modelo de atendimento ao usuário, as consultas médicas serão marcadas em dias e horários programados. "A população será avisada com antecedência do calendário de agendamento das consultas médicas. Dessa forma, o usuário saberá antecipadamente os dias em que haverá marcação de consulta para a especialidade que precisa", ressalta a chefe do Setor de Marcação de Consulta (SMC), Neii Nunes.
O atendimento para marcação de consulta ocorrerá das 7h às 11h e das 13h às 17h. O setor, que funciona anexo ao Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL), trabalha atualmente com aproximadamente 34 especialidades diferentes. "Para facilitar a vida do usuário iremos dividir a marcação de consulta por especialidades", diz Neii.
Ela explica que as especialidades médicas que forem ofertadas no turno da manhã não serão repetidas a tarde. O usuário tem a oportunidade de marcar sua consulta no horário que lhe for conveniente e conforme a especialidade desejada.
O tempo médio entre marcar uma consulta médica e ser consultado pelo médico varia entre 10 a 15 dias, dependendo da especialidade. Entre as mais requisitadas pelos pacientes estão a oftalmologia, ortopedia, reumatologia e cirurgia geral.
Descentralização
Outra medida adotada pelo Setor de Marcação de Consultas para facilitar a vida dos usuários foi a descentralização do serviço de agendamento de consultas. O trabalho, iniciado em janeiro, vai atender todos os municípios do Estado.
Os quatro primeiros credenciados são Serra do Navio, Cutias do Araguari, Pedra Branca do Amapari e Vitória do Jari. O setor está credenciando dois servidores de cada município que terão a responsabilidade de agendar as consultas dos usuários.
O credenciamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Para se habilitar ao serviço, a pessoa indicada deve ser servidor municipal lotado em Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em hospitais públicos existentes nestes municípios. Para o credenciamento é exigido um documento indicando o servidor, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.
A partir da medida, o usuário do interior que necessita de uma consulta médica não precisa mais se deslocar a Macapá mais de uma vez - as consultas desses pacientes que residem fora da capital serão agendadas pelo profissional credenciado pelo município - o paciente virá a Macapá somente no dia de sua consulta médica, reduzindo transtornos e gastos com transportes e estadia.
Investimento
Para este ano, o Setor de Marcação de Consultas do HCAL prevê a instalação de terminais de computadores para o agendamento das consultas, distribuição de senhas eletrônicas e o sistema de fila única na área interna do setor para evitar transtornos aos usuários.

Edy Wilson Silva/Sesa

Nenhum comentário: