sábado, 18 de maio de 2013

Seed divulga resultado do Processo Seletivo do Pronatec para docentes

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nesta sexta-feira, 17, o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para professores da capital.

Também foi lançado o edital para bolsistas não docentes, que atuam em Macapá e que exercerão as funções de supervisor de curso (08), orientador (08) e para equipe de apoio administrativo e acadêmico (56), totalizando 72 vagas, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite.

O resultado e o Edital nº 004/2013 - Seed/AP - Pronatec para bolsista não docente de Macapá está disponível no site www.processoseletivo.ap.gov.br. As inscrições serão abertas às 00h01, deste sábado, 18, e encerram-se às 23h59, desta segunda-feira, 20.

Nos próximos dias serão lançados editais que selecionarão professores
bolsistas e bolsistas não docentes que atuarão nos municípios de Santana,
Laranjal do Jari e Oiapoque. A decisão da Seed foi de lançar editais distintos para cada uma destas categorias e para cada município com inscrição, resultado preliminar, recurso e resultado final exclusivamente online, a exemplo do que vem sendo executado para o Processo Seletivo - professor bolsista de Macapá.

Com esta nova forma de realizar processos seletivos simplificados, a Seed
e o Prodap utilizaram o banco de dados do sistema corporativo para
Processos Seletivos Unificados (PSU). Para esse processo se inscreveram 3.576 candidatos, que disputaram 585 vagas distribuídas entre 179 componentes curriculares de cursos técnicos de nível médio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC´s), que serão ofertados pelo Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza; Cepa; Centro Josinete Oliveira e Escola Estadual Esther da Silva Virgolino.

Um dado significativo é que o resultado preliminar desse Processo Seletivo foi publicado em dois dias após o encerramento das inscrições, e a interposição de recursos feita exclusivamente online. "São ações viabilizadas pelo sistema corporativo do Prodap, que incentiva a modernização nos procedimentos da Seed; otimiza o tempo dos servidores que seria empregado nas inscrições e no recebimento de recursos presencialmente para outras atividades; bem como garante a impessoalidade no tratamento das questões do PSS", destacou a secretária-adjunta de Apoio à Gestão, Lúcia Furlan.

De forma online, os candidatos serão chamados para apresentação dos documentos obrigatórios em original e, caso haja alguma divergência entre o que o mesmo registrou no momento de sua inscrição e o presencialmente apresentado, o candidato será eliminado de forma sumária, permitindo a chamada de candidato que esteja no cadastro reserva.

Ao implantar que comprovação documental passe a ser exclusivamente para
os convocados e não mais para todos os inscritos, a Seed evitou que fossem analisados documentos de grande número de candidatos que, em função do número de vagas, a priori não se tornariam bolsistas do Pronatec e começou a estimular que no momento de sua inscrição cada candidato esteja atento ao edital e ao preenchimento correto dos campos requeridos pelo sistema corporativo, que é desenvolvido segundo as regras do edital e emite o resultado de acordo com as regras nele estabelecidas.

Adryany Magalhães/Seed

Nenhum comentário: