terça-feira, 7 de maio de 2013

Nota de Esclarecimento - Seed

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que nesta terça-feira, 7, será normal o expediente nas escolas públicas estaduais. As mesmas estão sendo orientadas a continuarem com suas atividades normais. Caso os professores optem pela paralisação, estes terão que repor as aulas posteriormente.
A Seed pede aos pais que levem seus filhos para a instituição de ensino, pois poucas escolas irão aderir ao movimento do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), que está prejudicando a educação do Estado, uma vez que o governo está se mostrando sensível aos anseios da categoria.
A secretaria teve que adaptar o calendário para garantir as férias do mês de julho do ano passado. Sendo que para as escolas que não participaram da greve, a volta às aulas aconteceu no dia 18 de fevereiro. Já para as que entraram em greve parcialmente as aulas iniciaram dia 18 de março, e para as que ficaram em greve no período integral, a volta às aulas aconteceu no dia 8 de abril, ou seja, existem escolas que não têm um mês de aula ainda do ano letivo de 2013, como por exemplo, a Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, que iniciou nesta segunda-feira, 6, e já ameaçam paralisar novamente. Isso significa um dano muito grande para a educação e para os alunos, pois eles serão os mais prejudicados, uma vez que o calendário de 2013 está previsto para terminar em 31 de janeiro de 2014.
É válido lembrar que os alunos estão sofrendo as consequências devido à greve, muitos estudantes do 3º ano passaram o período letivo buscando, de forma independente, se preparar para concorrer uma vaga para o nível superior, já que não tiveram acesso a grande parte do conteúdo exigido no vestibular. Mesmo os que tiveram sucesso, muitos não conseguiram efetivar matrícula por não terem concluído o ensino médio.
Desde 2011, a educação no Amapá tem apresentado muitos avanços significativos, entre eles podemos citar a entrega de 16 escolas (construção, reforma e ampliação) em todo o Estado; a implantação do Boletim Eletrônico; modernização do Sistema On-line para a Licença Prêmio, que até então era feita de forma presencial e desconfortável; formação continuada para os professores; o programa Costura Amapá, que irá beneficiar, por meio da distribuição de uniformes, os alunos da rede estadual de ensino, entre outros.
Destacamos também o programa Professor Conectado, onde foram investidos R$ 15,886 milhões para a aquisição dos equipamentos. Além do reajuste salarial de 7,13% pela data-base deste ano. O Governo do Estado concedeu a promoção funcional de 667 professores, pauta esta que foi uma das reivindicações do sindicato que foi atendida pela atual gestão.
O governador Camilo Capiberibe em momento algum fechou a mesa de negociação com a categoria. Em reunião com os representantes de vários sindicatos, inclusive da educação, expôs a crise financeira que o país vive e explicou que o aumento de 7,13% era o que o governo poderia conceder naquele momento, mas como prova do compromisso com a educação, anunciou aumento de mais 3% para a categoria, que será concedido em agosto de 2013, totalizando de 2011 a 2013 um aumento real de 27,13%.

Nenhum comentário: