quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ligajap define apresentação de grupos folclóricos por meio de sorteios

A direção da Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap) reuniu-se com presidentes das entidades folclóricas com o objetivo de fazer o sorteio das quadrilhas que vão participar da quadra junina deste ano. O encontro foi nesta terça-feira, 28, no Clube MV13.
Estiveram presentes mais de cem dirigentes representando grupos de todos os municípios do Amapá, ocasião em que ficou esclarecido as modalidades das apresentações, bem como a colocação de cada grupo. O evento será realizado ao lado da Fortaleza de São José de Macapá.
O presidente da Ligajap, Rony Oliveira, aproveitou para pedir aos responsáveis das entidades que se mobilizem para oferecer uma apresentação de qualidade, melhor do que as que foram feitas em anos anteriores. "Haja vista que este ano queremos agradecer a atenção e reconhecimento do governador Camilo Capiberibe no que diz respeito à verba no valor de R$ 1,5 milhão, que serão investidos nas festas do mês de junho para realizar nosso evento", ressalta Rony.
Segundo ele, trata-se da mobilização de milhares de pessoas envolvidas diretamente como brincantes. "São jovens e adultos empenhados na cultura", frisou o presidente da Ligajap.
O presidente da quadrilha "Estrela Junina", José Ribamar, disse que há 24 anos a entidade brilha na avenida, já conquistou vários títulos e neste certame vai se esforçar para ser campeã.
A representante da quadrilha "Príncipe Valente", Odinalda Abraçado, dispensa comentários sobre conquistar o principal título deste ano. Segundo ela, o grupo é do bairro Santa Inês e, há 12 anos, procura se apresentar com muito brilho visando a conquista e, principalmente, mostrar a cultura folclórica amapaense.
A abertura da quadra junina será no dia 14 de junho e, de acordo com o sorteio, a primeira a se apresentar será a Xodó Junino, seguida da Sensação Junina (Santana), Juventude na Folia (Santana), Os descendentes, Simpatia Junina (Santana) e Piriguetes dos Matutos.
No dia 15 a ordem das apresentações ficou dividida assim: Os Bagunçados Matutos, Pula Folia (Santana), Fogo na Roça (Santana), Juventude Brasileira, Arranca Toco (Santana), Melô Junino (Serra do Navio) e Rosa dos Ventos.

José Maria Silva/Secom

Nenhum comentário: