quarta-feira, 26 de junho de 2013

II Arraiá da Beira-Rio apresenta a final dos grupos tradicionais

A cultura de um povo é representada pela suas danças, ritos, costumes e até mesmo pela culinária. Tudo isso e muito mais está presente no II Arraiá da Beira-Rio, local onde as torcidas de todas as quadrilhas fazem questão de serem identificadas, tudo pelo amor ao grupo ao qual pertence. Assim aconteceu nesta terça-feira, 25, no Parque do Forte, onde dez grupos tradicionais se apresentaram.

Os grupos Xodó Junino, Rosa dos Ventos, Juventude Brasileira, Juventude da Folia, Simpatia Junina, Fogo na Roça, Sensação Junina, As Piriguetes dos Matutos, os Bagunçados dos Matutos e As Piranhas dos Matutos foram as atrações da noite. A cada apresentação, as torcidas se manifestavam em festa.

A disputa é acirrada entre os grupos folclóricos. São dez apresentações por dia. O resultado final sai neste domingo, 30, com a divulgação dos vencedores.

Para Maria Bernadette , moradora do Novo Buritizal, Zona Sul da capital, o brilho, a diversidade de cores das indumentárias, a coreografia, os temas e a vontade de mostrar que a sua comunidade está reunida e presente nos movimentos culturais do seu bairro foi o que mais lhe chamou a atenção. "Isso é muito orgulho para os familiares, verem seus filhos fortalecendo a cultura, isso só ocorre aqui no Amapá, o governo se preocupa com a vida social, econômica e cultural das pessoas que moram e visitam o nosso Estado", comentou.

De acordo com Pedro Jorge de Araújo, moradora da Cidade Nova, nesses encontros em que a cultura está envolvida se consegue retirar os jovens da rua, dando oportunidade a ele de demonstrar, por meio da dança, seu potencial criativo e a garra.

O II Arraiá da Beira-Rio é promovido pela Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap), com o apoio do Governo do Estado do Amapá. Mais de 120 pequenos empreendedores participam diariamente da programação, que começa a partir das 19h30 e se estende até às 2h.

Bôsco Brasil/Sete

Nenhum comentário: