terça-feira, 25 de junho de 2013

Projeto Akoma desenvolve cultura na comunidade do Livramento do Pacuí

A Escola Estadual Mário Alves Meira, localizada na comunidade do Livramento do Pacuí, apresentou nesta segunda-feira, 24, na Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Projeto Akoma.

Desenvolvido pelos alunos da escola e artesãos da comunidade, e coordenado por professores do ensino modular, o projeto tem como meta transferir conhecimento e capacitar os alunos dentro dos recursos naturais local, levando em consideração as especificidades da comunidade.

"O Akoma é um trabalho social no qual estão incluídos os alunos e a comunidade. Nele é desenvolvida a parte cultural, como a quadrilha junina Guerreiros de Santa Cecília, que se apresentou no II Arraiá da Beira-Rio, e também trazendo a questão do reaproveitamento das coisas que temos na comunidade, e promovendo a interação entre a comunidade, alunos e outras localidades do Estado, mantendo a cultura viva nas gerações futuras", afirma a coordenadora do projeto Akoma, professora Graça Sena.

O projeto trabalha diretamente a valorização do artesanato tradicional, de maneira que este seja preservado para as gerações futuras, ao mesmo tempo em que auxilia o plano de sustentabilidade dentro da comunidade.

Rubia Duarte/Seed

Nenhum comentário: