terça-feira, 25 de agosto de 2009

Conab/AP doa mais de 70 toneladas de farinha ao Programa Mesa Brasil

Por: Shyley Saissem

A Conab/AP (Companhia Nacional de Abastecimento no Amapá) doou ao Sesc (Serviço Social do Comércio) 73 toneladas de farinha. O produto comprado de agricultores amapaenses será utilizado pela instituição no Mesa Brasil Sesc, no Amapá, programa desenvolvido pela Rede Nacional de Solidariedade Contra a Fome e o Desperdício de Alimentos.
A aquisição dos mais de 70 mil quilos do produto foi conseguida, junto a direção nacional do órgão, em Brasília, pela deputada federal Fátima Pelaes (PMDB/AP), depois que a parlamentar tomou conhecimento que a quantidade de farinha produzida pelos agricultores locais é suficiente para ser adquirida pela Conab/AP.
“Tomei a decisão de trabalhar junto a Conab nacional e local para que essas 73 toneladas de farinha fossem compradas dos pequenos agricultores do Amapá. Com essa medida incentivaremos os produtores locais a cultivar cada vez mais alimentos que poderão ser comprados pela Conab e, posteriormente, doados a programa sociais como Mesa Brasil do Sesc,”, afirmou a deputada Fátima Pelaes.
A farinha está armazenada no armazém da Conab/AP localizada no São Lázaro e beneficiará tantos as famílias atendidas pelo Mesa Brasil no Estado, como também os comerciários e a população em geral que utiliza o restaurantes do Sesc no estado do Amapá para fazerem suas refeições.
O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. O programa é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir o abismo da desigualdade social no país.
O programa é também uma ação conjunta que integra o Sesc, empresas, instituições sociais e voluntários no esforço de diminuição das carências alimentares e do desperdício de alimentos, com um papel pró-ativo: "demonstra que é possível minimizar os efeitos da fome e da desnutrição através de programas sociais práticos, a custo reduzido e aplicação imediata".
Tem caráter permanente, baseado na parceria e as responsabilidades são assumidas por todos os segmentos sociais envolvidos, respeitando-se suas especificidades. As instituições sociais fazem parte de um esforço conjunto para melhoria da qualidade de vida e da cidadania através da responsabilidade social compartilhada.
Segundo Asdrúbal Oliveira, superintendente da Conab no Amapá a parceria entre a Conab nacional e o Mesa Brasil já existe desde 2004. Ele afirma ser louvável a iniciativa da deputada Fátima Pelaes, em garantir que pela primeira vez a população do Amapá seja beneficiada com a doação de alimentos vindos da parceria.
“Esse é apenas o primeiro passo e temos muito a crescer. Estamos nos preparando para ampliar a rede de parceiros para podermos atender melhor a população amapaenses, que tem uma grande expectativa com relação a nossa atuação no estado”, adiantou, Asdrubal Oliveira.

Nenhum comentário: