quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sesa realizará treinamento sobre a gripe suína

Será realizada nesta terça-feira, 18, a abertura do treinamento para instruções sobre prevenção e controle da Influenza A (H1N1) – popularmente conhecida como gripe suína – aos profissionais de saúde da rede Hospitalar pública do Amapá. A capacitação iniciará pelo Hospital de Emergência (HE), às 19 horas no auditório da unidade de saúde. A médica infectologista e Coordenadora da Assistência Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Nazaré Cavalcante, será a responsável pela abertura do treinamento.
Participarão do encontro médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Depois do HE, o treinamento chegará te o corpo técnico do Hospital da Criança e Adolescente e Pronto Atendimento Infantil (HCA/PAI), onde o pediatra Ulton Tavares – que é ex-secretário de saúde do Estado – capitaneará as orientações. O cronograma prevê ainda instruções técnicas para equipes do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) e Hospital de Santana.
“A partir desta terça-feira serão distribuídos materiais de segurança para os colaboradores dos hospitais. A organização deste treinamento foi uma determinação do secretário de saúde, Pedro Paulo, que quer evitar a disseminação do novo vírus no Estado”, comentou Nazaré Cavalcante.
“Nós priorizamos o Hospital de Emergências no treinamento porque é por lá que há a maior presença de pessoas com os sintomas parecidos com o da gripe suína, cujos sintomas são parecidos com os do resfriado comum. Mas o que é importante é que a nossa vigilância está atenta e nossas equipes estão sendo preparadas para qualquer tipo de situação quanto a Influenza A H1N1”, comentou o secretário de saúde do estado Pedro Paulo dias de Carvalho.
Ainda de acordo com a coordenadora da Assistência Hospitalar da Sesa, outras equipes estão sendo capacitadas para atuarem como palestrantes nas escolas da rede pública. Ela também lembrou que já existe uma equipe médica capacitada para atuar em possíveis casos graves. “Esses médicos estão a disposição 24 horas, no Centro de Doenças Transmissíveis do Hospital de Clínicas Alberto Lima”, informou a médica infectologista.

Assessora de Comunicação / Sesa
Contatos: (96) 3225-8771
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96)3212-1169

Nenhum comentário: