quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dilson Borges faz balanço dos cem dias de administração em Mazagão



Completando cem dias à frente da administração de Mazagão, nesta quarta-feira (10), o prefeito Dilson Borges (PMDB), que está em seu primeiro mandato, faz um balanço da gestão. O pemedebista destacou que quando assumiu a prefeitura tinha dois objetivos principais, um de curto prazo e outro de médio e longo prazo. “Nós não podemos ficar olhando para trás, sempre vamos nos focar em melhorar e não ficar colocando culpa no passado. Nesses primeiros cem dias fizemos o que foi possível, mas a população pode ficar tranquila que ainda vamos fazer muito mais”, declarou.
O gestor acredita que já fez muito pelos serviços básicos, no entanto, reconhece que ainda há muito por fazer e anunciou alguns projetos que foram e outros sendo executados e outros que ainda serão realizados no município.
SAÚDE – Segundo Dilson Borges, para melhorar a saúde de Mazagão já esta em fase final o processo licitatório para aquisição de medicamentos para o ano todo, mas paliativamente já houve a compra de medicamentos que abasteceu as Unidades de Saúde do município. “Nosso trabalho é sempre voltado em beneficio da comunidade e por isso estamos os empenhando para colocar o melhor atendimento nas UBS”, disse.
Ainda na área da saúde o município de Mazagão possui diversas equipes no Programa Saúde da Família (PSF), Odontólogos, Clínicos Gerais e também especialistas, nas áreas: ginecologia, fisioterapia e fonoaudiologia atendendo várias comunidades.
Nesses 100 dias o prefeito Dilson Borges, também já inaugurou a UBS Adalto Basílio, totalmente equipada e vai atender cerca de 2000 pessoas.
Também na área de saúde, é fato destacar que o município teve um grande número de munícipes afetados com dengue e malária, mas a chegada das motofogs esse número diminuiu substancialmente.
EDUCAÇÃO – Mesmo com apenas cem dias de governo, o prefeito Dilson Borges, já demostra empenho para solucionar as demandas da educação, logo após tomar posse o gestor conseguiu resolver entraves para que o município recebesse um ônibus escolar totalmente adaptado para alunos portadores de necessidades especiais, através do programa “Caminho da Escola”, do governo federal.
A nova gestão educacional de Mazagão, também já iniciou o calendário letivo em toda rede municipal de ensino e todas as escolas iniciaram o ano com merenda e material didático completo.
CULTURA – Dilson Borges garantiu uma grane festa no aniversário de 243 anos da Vila de Mazagão Velho, logo nos primeiros dias de mandato. A Vila recepcionou um grande publico e uma extensa programação foi organizada com grupos de Marabaixo e shows artísticos.
Outra ação dentro do âmbito cultural é o plano cultural de Mazagão, que já esta sendo elaborado através da secretaria de cultural em conjunto com os Grupos Culturais Mazaganenses, a ideia do Plano Cultural é traçar metas para os 4 anos de governo.
AGRICULTURA – Para atender a demanda de um dos setores mais importantes da economia de Mazagão que é a agricultura a gestão municipal conseguiu colocar a disposição dos agricultores duas maquinas para realizar o trabalho de preparo da terra, a aragem.
O distrito de Carvão foi o primeiro a ser atendido, somente nesta localidade foram feitos mais de 20 hectares de terra e vai atender cerca de 300 famílias.
Outras localidades também já estão sendo atendidas, como: Mazagão Velho, Piquiazal, Ajudante e Pioneiro
O prefeito Dilson Borges, mostrando interesse em desenvolver o setor agrícola de Mazagão já conseguiu nesses cem dias de trabalho dois caminhões para atender os agricultores e para melhor escoar os produtos produzidos no interior do município.
OBRAS - O prefeito afirmou que o município está refazendo o projeto da Praça 23 de janeiro, para não perder o recurso e comemorou o fato do município já ter iniciado os trabalhos de topografia de toda a área urbana de Mazagão e vários distritos. “Não ficará um beco, travessa ou rua sem que seja realizada a topografia. Construiremos, ainda, creche, escola e posto de saúde”, garantiu.
Para melhor conforto dos usuários de transporte alternativo que faz viagem para Macapá e Santana, a prefeitura construiu cinco novas paradas de ônibus totalmente cobertas e com assentos.
Limpeza – Uma das ações dentro do município de Mazagão é a limpeza. Nos primeiros dias de governo foi realizada a limpeza e desobstrução do Canal Amazomba, que corta a cidade, para evitar possíveis alagamentos no período invernoso. Em seguida foi iniciada uma grande ação para limpar toda a cidade, que conta com cerca de 50 trabalhadores. Existe o trabalho de roçagem e retira dos entulhos com tratores e caçambas.
Outros distritos também já foram contemplados com essa ação de limpeza. Os distritos de Carvão e Mazagão Velho foram os primeiros, mas até o final deste mês existe a ideia de atender a Vila do Maracá.
Parcerias – O prefeito Dilson Borges, já se mostra interessa em buscar parceiros para ajudar o município de Mazagão, por isso, já esteve reunido com diretores das empresas instaladas dentro do município. As mineradoras Vila Nova e Unangem foram as primeiras em seguida o gestor visitou a empresa Isolux.
A ideia é iniciar trabalhos com a Participação Público/Privado (PPP), em ações sociais para garantir uma melhor qualidade de vida a população mazaganense.
ESPORTE – O esporte também é prioridade na nova administração municipal. Neste mês teve inicio a 5ª edição do Campeonato Interdistrital de Futebol. O torneio reúne mais de 100 equipes de todas as localidades de Mazagão e tem duração de 8 meses. A prefeitura de Mazagão é realizadora deste torneio que vai distribuir mais de R$ 10 mil em premiações.

Nenhum comentário: