quarta-feira, 3 de abril de 2013

Secretaria de Saúde anuncia Campanha de Vacinação contra a Influenza

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza no período de 15 a 26 deste mês, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O Ministério da Saúde (MS) instituiu o dia 20 de abril como o Dia de Mobilização Nacional de prevenção e combate a doença.
Este ano, a campanha contra a influenza vai imunizar em todo o país pessoas com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças menores de 2 anos, gestantes, parturientes, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e a população privada de liberdade.
"No Amapá, o público-alvo para receber a vacina é de aproximadamente 90 mil pessoas", ressalta a coordenadora estadual de Imunização, Maria Angélica Oliveira de Lima.
A campanha no Estado irá mobilizar cerca de 2 mil colaboradores, entre servidores da saúde e voluntários. A meta é distribuir cerca de 100 mil doses da vacina contra a influenza nos 16 municípios.
A coordenadora explica que para este serviço irão funcionar aproximadamente 300 postos fixos de vacinação e 80 postos volantes. "A campanha vai mobilizar ainda 100 veículos terrestres e 35 veículos marítimos. Quanto aos recursos para a realização desta campanha, os valores de repasse serão de origem tripartite (União, Estado e municípios)".
Influenza
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse da saúde pública no Brasil. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 2 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é a vacinação. A campanha é anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
A vacina a ser utilizada nesta campanha é trivalente, composta pelos vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Edy Wilson Silva/Sesa

Nenhum comentário: