Da Redação / Agência Amapá
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amapá (Fapeap), anuncia o edital para o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS): gestão compartilhada em saúde.
Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o programa é voltado para os pesquisadores de todo o Amapá.
O PPSUS tem por finalidade fortalecer as capacidades locais de pesquisa, apoiar o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para os problemas e necessidades dos sistemas e serviços de saúde, desconcentrar o investimento destinado à Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS) e financiar pesquisas em temas prioritários relacionados à gestão do setor e à atenção à saúde prestada à população brasileira.
O programa faz parte de um pacote lançado pelo Governo do Estado voltado a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), no qual foram investidos mais de R$ 2 milhões em bolsas de estudos, qualificação e custeios. Desse montante, R$ 496 mil vai para o PPSUS. "Investir em CT&I é investir no desenvolvimento do Amapá e nos seus pesquisadores, e o PPSUS é uma ferramenta importante não só para o pesquisador, mas para todos os usuários do SUS que vai ganhar novidades e um melhor atendimento", disse o secretário da Setec, Antônio Cláudio Carvalho.
Prioridade
O desenvolvimento do PPSUS possibilita a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia, e a mobilização da comunidade acadêmica da área da saúde para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas considerados prioritários, tendo como parâmetro as necessidades reais de saúde da população brasileira.
Prazos
O formulário de propostas e o edital já estão disponíveis no site da Setec pelo endereço http://www.setec.ap.gov.br/. O limite para entrega da documentação complementar impressa será até o dia 6 de junho. Já a divulgação dos resultados finais está marcada para o dia 31 de julho, por meio da página da Fapeap e Diário Oficial do Estado.
Todas as pesquisas financiadas pelo PPSUS estarão disponíveis no banco de dados Pesquisa Saúde, acessível por meio do endereço eletrônico: http://pesquisasaude.saude.gov.br/bdgdecit/. Para tanto, é item obrigatório a todos os coordenadores de pesquisa que preencham o relatório no módulo Pesquisa Saúde, disponível no link: http://portal2.saude.gov.br/sisct/login.cfm, ao término do seu projeto, o qual se constituirá na fonte de informação e divulgação do estudo realizado.
Franck Figueira/Setec
Nenhum comentário:
Postar um comentário