terça-feira, 30 de abril de 2013

Setap decide adiar o fim do cadastramento até sexta-feira

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) decidiu nesta terça-feira, 30, prorrogar por mais dois dias o prazo de cadastramento da meia-passagem, que encerraria hoje. A decisão foi motivada por dois fatores ocorridos simultaneamente na semana passada: o fechamento de escolas durante três dias por conta da greve dos professores e as fortes chuvas que caíram sobre a cidade.
O cadastramento será interrompido na quarta, 1, por conta das comemorações do Dia do Trabalho, e retomados na quinta, encerrando sexta, 3. Não haverá nova data de prorrogação após este encerramento.
O processo iniciou em 14 de fevereiro e deveria garantir o benefício para mais de 37 mil estudantes. A maioria deles, no entanto, sempre deixa para última hora. Assim, este ano, o número de beneficiários não deve chegar a 30 mil.
No dia 2 de maio, próxima quinta-feira, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) já inicia o bloqueio dos cartões de meia-passagem que não foram recadastrados.
Até o dia 31 de maio, os cartões de meia-passagem emitidos pelo Setap poderão ser recebidos na Subprefeitura e no Posto de Venda localizado na Rua Tiradentes. Após esse prazo, os cartões serão recolhidos para a sede do sindicato.
Após o cadastro e recadastro, inicia uma nova fase, que consiste nas visitas às escolas para verificar se os alunos cadastrados estão frequentando as aulas. Cartões que ficarem por 90 dias sem uso, são automaticamente bloqueados pelo sistema.
Este ano o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) desburocratizou o processo. Para o recadastramento, está sendo exigida apenas a declaração escolar e o cartão de meia-passagem (além da fotocópia de ambos). Isso, além de reduzir o volume de papel, reduz o tempo de espera.
Para quem está requerendo o benefício pela primeira vez, os primeiros cartões começaram a ser entregues em 4 de março. “Quem se cadastrou na Escola Hildemar Maia, recebe o cartão no Posto de Venda do Setap localizado na Rua Tiradentes, próximo ao Cartório Jucá. Quem fez o cadastro na Subprefeitura, receberá o cartão lá mesmo”, explica Artur Sotão, gestor do Sistema de Bilhetagem.
Para os novos cadastros, o aluno deve ir pessoalmente aos postos de atendimento com cópia e original de: certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência e declaração escolar.
Não é preciso levar foto 3x4. A imagem do aluno será capturada por meio digital no ato do cadastro. Não há necessidade de cadastro para alunos com menos de 7 anos. Para este público, é garantida a gratuidade, desde que esteja acompanhado de um adulto.
Os alunos da rede municipal tiveram a isenção da taxa de recadastramento. O Setap recebeu relação dos alunos matriculados nas escolas da rede municipal. Assim, os alunos que dessas escolas que requeiram a continuidade do benefício, não precisam levar declaração escolar.
No caso dos acadêmicos matriculados em instituições particulares de ensino superior, cuja matrícula é semestral, o Setap vai abrir em julho um recadastramento especialmente a este público, quando deverá apresentar o comprovante de matrícula no segundo semestre de 2013. Quem não fizer isso, terá o cartão bloqueado a partir de agosto.
Para os acadêmicos da Ueap e Unifap, isso não será necessário. A Unifap, através do Departamento de Registro Acadêmico, vem emitindo declarações com códigos de barra que podem ser autenticados pelo Setap no site da instituição.
Os locais para o cadastramento são: Subprefeitura da Zona Norte, Escola Municipal Hildemar Maia (bairro do trem, atrás do Trem Desportivo Clube) e Terminal Rodoviário de Santana (no bairro Nova Brasília). Neste último local, funcionará apenas o recadastramento.
São apenas R$ 10 para cadastros novos e R$ 5 para recadastro. O Setap disponibilizou todas as informações no site da instituição. O endereço é Saiba mais')" >http://www.vtsetap.com.br" target="_blank">www.vtsetap.com.br.


Mais informações:
Ascom/Setap - 9188 7097 (Renivaldo Costa)
Contatos para entrevistas: Artur Sotão 91250965 / 32220318

Nenhum comentário: