sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ueap lança editais de pós-graduação pelo Prodetec

Os recursos financeiros anunciados para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico dos Sistemas de Produção no Vale do Araguari (Prodetec), nesta quinta-feira, 18, pelo governador Camilo Capiberibe, no valor de R$ 2 milhões, destinados à pesquisa e qualificação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), possibilitaram o lançamento pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) de dois editais de pós-graduação em Economia e Meio Ambiente e Gestão de Arranjos Produtivos Locais (APLs), com inscrições gratuitas de 3 a 14 de junho.

O Prodetec utilizará recursos financeiros provenientes de compensação ambiental do Plano Básico Ambiental da Empresa Ferreira Gomes Energia S/A, responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes, localizada na Bacia do Rio Araguari. Um planejamento para atender cerca de 700 mil habitantes por meio da geração de 252 MW de energia elétrica.

Parte dos recursos no valor de R$ 676 mil, destinados aos editais da Ueap, será empregada em cursos de capacitação para produtores e demais atores dos APLs da mesma região, em parceria com a Embrapa-AP.

Podem se inscrever para concorrer nos editais de especialização qualquer pessoa que tenha a graduação, sendo que a seleção de títulos e a carta de intenções priorizará a natureza dos cursos e área de influência dos projetos, ou seja, Porto Grande e Ferreira Gomes.

Das 40 vagas abertas em cada curso, 20 são destinadas a candidatos residentes há mais de dois anos nesses municípios assim como todas as 40 monografias terão como objeto e/ou área de estudo a Bacia do Araguari, conforme Parecer Técnico n. 01/2013 - GT PBA - FGE, elaborado pelo Grupo de Trabalho do Plano Básico Ambiental, formado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), e Resolução 024/2012-UEAP.

As vagas não preenchidas para Porto Grande ou Ferreira Gomes serão distribuídas aos candidatos da demanda geral, de acordo com a ordem de classificação..

Os editais que tratam dos cursos de pós-graduação, Especialização em Economia e Meio Ambiente e Especialização em Gestão de Arranjos Produtivos Locais, estão publicados no site www.ueap.ap.gov.br .

Keila Ginson/ Ueap

Nenhum comentário: