terça-feira, 21 de julho de 2009

Vila de Oiapoque é tema de reportagem da revista Globo Rural

Situada no extremo norte do país, Vila Velha, em Oiapoque, na margem esquerda do Rio Cassiporé, virou tema de reportagem da edição de julho da revista Globo Rural, da editora Globo. A antiga currutela transformada em vila, agora passa a fazer parte do mapa nacional do desenvolvimento sustentável com a exploração de cacau orgânico, exportado para a Europa.
O vilarejo entra para a lista das regiões exportadoras brasileiras, melhorando a balança comercial do País. Os moradores dão exemplo de como é possível viver em harmonia com o meio ambiente, extraindo da mata, sem destruí-la, um produto nativo que está interessando ao mercado europeu: o cacau orgânico da Amazônia, completamente livre de pragas e fertilizantes.
A exportação acontecerá por meio de um termo de cooperação firmado entre o Governo do Amapá e o da Guiana Francesa. O acordo possibilitará a Associação Agro-Extrativista do Cassiporé (Acaap), vender sua produção anual para a Guyane Tecnhopole, uma ONG da Guiana.
A ONG vai comprar a partir deste ano, 10 toneladas a preço de R$ 8 o quilo da amêndoa in natura. A matéria completa está disponível, também, no site da revista no www.globorural.globo.com.

Emerson Renon
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário: