quinta-feira, 9 de julho de 2009

Camuf divulga estatísticas de atendimentos do primeiro semestre

O Centro de Atendimento a Mulher e A Família (Camuf), vinculado a Polícia Civil do Governo do Estado do Amapá, divulgou o resultado dos atendimentos realizados pelo órgão no primeiro semestre deste ano. Entre os serviços jurídicos, psicossocial e preventivos prestados à mulheres vítima de violência totalizaram 2.098 atendimentos. Em todo o ano passado foram registrados 4.015 atendimentos.
Desde 2005, projeto O Camuf desenvolve atendimento as famílias, mulheres em situação de violência, homens autores de violência e filhos que presenciam a violência doméstica. Para ter acesso ao atendimento realizado pelo Camuf não é necessário registrar ocorrências.
As vitimas geralmente são encaminhadas pelos órgãos que compõe a Rede de atendimento a Mulher. São pessoas de todos os bairros de Macapá, bem como dos municípios de Santana, Porto Grande, Serra do Navio, entre outros.
“A pessoa quando chega ao Camuf tem o primeiro contato com o segmento do acolhimento, que é avaliação prévia para identificar o tipo de violência e ganhar a confiança do usuário. No segundo momento encaminhar para o nosso atendimento individual para orientação e acompanhamento jurídico social, ou para atendimento em grupo por meio de oficinas terapêuticas informativas” disse a responsável pelo setor psicossocial Sillieni Gonçalves.
Segundo a Coordenadora do Camuf, Denyse Mescouto a proposta é que se possa ter uma avaliação do caso de cada pessoa ou família em três meses, tempo que fica em atendimento, após isso, é realizada avaliação através de estudo de caso da situação, para saber como está a evolução do atendimento.
O Camuf possui além do atendimento psicossocial e jurídico uma proposta de prevenção em parceria com escolas e conselhos comunitários de segurança. Desenvolvendo atividades externas junto á comunidades por meios de palestras educativas de como prevenir a violência doméstica.

Informações: 3222-6698 / 9112-6168 / 8119-0806
Eliazar Bezerra
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96) 3212-1169 / 9902-8164

Nenhum comentário: