sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sepi realiza curso de capacitação de manejo do açaí nas aldeias

A Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) em parceria com Instituto Estadual de Floresta do Amapá (IEF) realizam no período de 13 a 19 deste mês o Curso de Capacitação de Manejo de Açaí nas aldeias Açaizal e Samauma, no município de Oiapoque.
A ação tem o objetivo de fortalecer e incentivar a produção do açaí naquela região com qualidade e eficiência através de teoria e prática de manejo do produto. A capacitação vai beneficiar cerca de 60 indígenas do município de Oiapoque.
O curso também oferece técnicas de como explorar melhor os produtos e armazena-los, além de oferecer condições à comunidades indígena de buscar fonte de financiamento e comercialização do produto.
De acordo com secretário dos Povos Indígenas, João Neves, o Governo do Estado busca cada vez mais estreitar a relação com os povos indígenas, prova disso foi à criação de um órgão especifico para atender as necessidades da comunidade indígena, promovendo assim a elevação da qualidade de vida. No inicio do ano, o Governo do Amapá ofereceu capacitação por meio do Programa Terceiro Forte e também inaugurou na comunidade de Kumarumã uma usina termoelétrica, além de promover investimentos nas áreas da saúde e educação.
O Amapá possui aproximadamente 12 mil índios e 10 povos indígenas, cerca de 70% deles se concentram no município de Oiapoque.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
tel: (96)3212-1169

Nenhum comentário: