sexta-feira, 10 de julho de 2009

Festejos de São Tiago começam dia 16

No próximo dia 16, começa a programação em homenagem a São Tiago em Mazagão Velho. Os festejos deste ano estão sendo realizados pela comunidade do município, através da Associação Cultural da Festa de São
Tiago, com o apoio da Prefeitura de Mazagão e do Governo do Amapá. Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira, 8, na Prefeitura de Mazagão, com parceiros e organizadores, para tratar dos últimos detalhes da festa.
Segundo André Luis, presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago, os festejos começam no dia 16 e seguem até o dia 28 com o círio das crianças. “Temos que começar a inspirar as novas gerações desce cedo, para não deixar a festa acabar em nosso município. Tenho dois filhos e um diz que será São Tiago e o outro São Jorge, durante a batalha”, disse André Luis. Segundo o prefeito do município, José Carlos Marmitão, a festa é importante para a comunidade, pois atrai turistas e movimenta o comércio local.
A secretária Estadual de Turismo (Setur), Ana Célia Brazão, explicou que a Setur vai realizar um receptivo no aeroporto, nos dias 10 e 11, para convidar turistas e amapaenses que chegam nos vôos, para a festa. “Temos que ajudar a divulgar a programação, para que todos possam presenciar esta festa tão bonita do nosso povo, uma das mais tradicionais do nosso Estado”, ressaltou.
Este ano a programação inicia dia 16 com a primeira alvorada de fogos às 4 horas. Do dia 17 ao dia 23 acontecem as novenas, sempre às 19 horas com arraial e feira de artesanato. No dia 24 às 4 horas acontece a segunda alvorada de fogos. Ainda no dia 24 terá a “Entrega do Presente” e o “Baile das Máscaras”, no Barracão da orla do município. No dia 25 às 6 horas haverá o auto da capela, com missa, seguida de círio pelas ruas de Mazagão Velho. As 12:00 horas tem a visita do Bobo Velho, interpretado por um cavaleiro da comunidade. A figura cavalga pelas ruas do município e a população deve jogar bagaços de laranjas, para tentar acertar o personagem. Às 16 horas será apresentada pela comunidade a batalha entre Mouros e Cristãos. Às 18horas acontece o recírio de São Tiago, seguido de novena. Nos dias 27 e 28 será realizada a festa de São Tiago das crianças, repetindo toda a programação realizada pelos adultos, com alvoradas de fogos, nos dois dias.

Bianca Castro
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96)3212-1169

Nenhum comentário: