sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ciclo de Marabaixo encerra com muita festa

As comunidades Afrodescendentes do Amapá realizarão uma grande festa de encerramento do Ciclo do Marabaixo deste ano, onde sintetiza os principais rituais do ciclo. O evento ocorrerá de 16 a 19, no Centro de Cultura Negra, a partir das 19 horas e contará com o apoio do Governo do Amapá através da Secretaria Extraordinária de Políticas para o Afrodescendente (Seafro). Participam do evento os grupos de marabaixo Azebic, Berço da Favela, Pavão, Raimundo Ladislau, União de Campina Grande e grupos convidados.
O evento visa oportunizar maiores conhecimento a sociedade amapaense sobre as manifestações da cultura afro. Durante a programação o público contará com apresentação de grupos de Marabaixo, Batuque, Tambor de Crioula, roda de capoeira, espaços místicos, exposição afro, demonstração do ritual do dia da murta, ladainha e encontros das bandeiras do Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade.
Na ocasião, será feita uma homenagem ao grande Mestre da cultura afro, Raimundo Lino Ramos, Mestre Pavão, que durante toda sua vida lutou pela preservação das manifestações culturais herdadas dos ancestrais.
No espaço místico o visitante poderá consultar as cartas e os búzios, os serviços serão realizados durante toda a programação pelos sacerdotes e sacerdotisas da umbanda e candomblé.
No Amapá, o Ciclo do Marabaixo é comemorado todos os anos por grupos organizados que trabalham para manter vivas as tradições da raiz herdada dos ancestrais. O ciclo inicia no segundo sábado de abril, e tem seu encerramento no dia 14 de junho. Durante este período diversos eventos são realizados.
Este ano, o Governo do Amapá investiu mais de R$ 50 mil para a realização dos festejos. Os recursos foram distribuídos entre os grupos que realizam o ciclo na Capital e na localidade de Campina Grande.
Confira a programação
Ritual de Aceitação -Dia: Quinta (16/07)
Horário: 19 horas
Benção
Palavra de autoridades
Homenagem ao mestre Pavão
Apresentação dos grupos de Marabaixo
Roda Capoeira
Espaço Místico
Exposição Afro
Ritual do Mastro - Dia: Sexta (17/07)
Horário: 19 horas
Demonstração do dia do mastro
Apresentação da Dança do Batuque
Apresentação dos grupos de Marabaixo
Roda Capoeira
Espaço Místico
Exposição Afro
Ritual da Murta e Levantamento do Mastro- Dia: Sábado (18/07)
Horário: 17 horas
Demonstração do ritual do dia da murta
Encontro das bandeiras do Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade
Ladainha
Apresentação dos grupos de Marabaixo
Roda Capoeira
Espaço Místico
Exposição Afro
Ritual de Derruba do Mastro- Dia: Domingo (19/07)
Horário: 19 horas
Marabaixo de demonstração de derruba do Mastro com os grupos de Marabaixo.
Apresentação dos grupos de Marabaixo
Roda Capoeira
Espaço Místico
Exposição Afro

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação Social
Núcleo de Jornalismo Institucional
NJI/CCOM/Secom
(96)3212-1169

Nenhum comentário: