terça-feira, 7 de julho de 2009

Comissão do MEC propõe mestrado profissionalizante e estágio obrigatório

Comissão que propõe a revisão das diretrizes curriculares para o curso superior de jornalismo recomenda mestrados profissionais na área. De acordo com a Comissão, criada pelo Ministério da Educação (MEC), com o mestrado em jornalismo, profissionais formados em outras áreas poderão atuar em veículos de comunicação.
“Essa proposta abre a possibilidade para que os jornalistas cursem mestrados em outras áreas e que, com o mestrado, profissionais de outra formação se especializem em jornalismo. Está de acordo com as tendências internacionais. Vejo isso como positivo”, avalia Carlos Chaparro, membro da Comissão.
Além da proposta de mestrados profissionais, a Comissão também recomenda aumento da carga horária dos cursos de jornalismo, de 2.700 horas para 3.200. De acordo com as novas diretrizes propostas, os estudantes devem cumprir 200 horas de estágio obrigatório em veículos de comunicação, e não mais nos jornais laboratório das universidades.
O relatório, que está em fase final, será apresentado ao ministro da Educação, Fernando Haddad. O prazo termina em 19 de agosto, mas a Comissão acredita que deve fazer a entrega antes dessa data.

Fonte: http://manualdosfocas.com

Nenhum comentário: