sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fenaj e sindicatos debatem estratégias para restituir diploma no Jornalismo

Por Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) realizará, na próxima sexta-feira (17), reunião com sindicatos do setor para debater as estratégias da categoria na defesa do diploma. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) - criada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e que restitui a exigência da graduação para o Jornalismo - e as mobilizações sociais pós decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) devem ser discutidas no encontro.
Desde a decisão do STF - que em 17 de junho suspendeu a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo - foram criadas três propostas de revalidação da exigência. Segundo a Fenaj, mais importante do que o material apresentado na Câmara dos Deputados, é a mobilização social em defesa da graduação aos profissionais atuantes na imprensa.
"Nós não estamos preocupados até o momento com o conteúdo (das matérias), mas sim com a garantia do debate pela defesa do diploma", disse Sérgio Murillo, presidente da Federação à reportagem do Portal IMPRENSA.
A Fenaj, nas palavras de seu presidente, acredita ainda que o retorno da obrigatoriedade do diploma seja validado por medida constitucional. "O único caminho, de acordo com o que temos ouvido, é uma PEC", avaliou Murillo, que recentemente participou de encontro com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
Além do apoio à defesa do diploma, o encontro deve também ser pautado pela discussão sobre a realização da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), prevista para dezembro deste ano. Recentemente, o Ministério das Comunicações informou que disponibilizaria apenas R$ 1,6 milhão dos R$ 8,6 milhões para o evento, o que poderia torná-lo inviável.
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) - que também participará do encontro -acredita, porém, que a possível diminuição do aporte não inviabilizará a realização da Confecom. "Em última instância, caso se confirme a redução dos recursos, a própria sociedade pode realizar a Conferência", defende o presidente da instituição, Guto Camargo.

Nenhum comentário: