quarta-feira, 3 de março de 2010

Fortaleza de São José comemora aniversário de 228 anos



Uma vasta programação organizada pelo Governo do Estado, marcará as comemorações do aniversário de 228 anos da Fortaleza de São José de Macapá. A programação começa no próximo sábado, 6, com uma missa para os servidores da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e órgãos vinculados. A celebração é tradicional e faz parte da festividade alusiva a São José, padroeiro da capital do Estado do Amapá, organizada pela Diocese de Macapá.
Eventos serão realizados de 6 a 19 de março com visitas monitoradas, palestras, seminários, exposições, estréia do Cine Mairi, teatro, dança e shows culturais, alvoradas festivas, café da manhã e muito mais. No domingo, 7h, às 17h, saída do Santo Padroeiro com homenagem da Fortaleza de São de Macapá.
Na segunda-feira, 8, será a abertura da exposição “Etnicidade” evento realizado em parceria com as Secretarias Extraordinárias de Políticas para os Afrodescendentes e para os Povos Indígenas.
As comemorações continuam na sexta-feira, 12, com a inauguração do Cine Mairi da Fortaleza de São José de Macapá, a partir das 16h, com a exibição do documentário “Fortaleza, Nosso Forte, Nossa História”. Na ocasião haverá apresentações culturais e distribuição de pipoca com refrigerante. O evento contará com a presença de documentaristas, jornalistas, autoridades e representantes de outros Cines Clubes contemplados pelo Ministério da Cultura (Minc).
No sábado, 13 estréia no Cine Mairi, a exibição do filme “Vida de Menina” voltado para o público feminino em homenagem a semana da mulher e no domingo a sessão é voltada para o público infantil com a exibição do filme “Castelo Rá-Tim-Bum, o filme”. A programação do Cine Mairi segue até dia 27, com sessões para todas as idades e entrada franca. Ainda no domingo, à tarde haverá apresentação cultural de grupos teatrais e danças, contemplados pelo Programa Teia Cultural.
De 15 a 17, ocorre a Semana do Patrimônio promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Durante o evento no período da manhã e tarde serão realizadas oficinas sobre escavação arqueológicas e teatro de bonecos sobre a educação patrimonial para alunos do ensino fundamental da rede pública estadual.
Outra ação que também merece destaque e o IV Seminário do Museu Fortaleza de São José de Macapá realizada pela Secult entre os dias 15, 16 e 17, no Museu Sacaca, das 14h às 18h. No primeiro dia, o ciclo de palestras trata-se do Patrimônio Material, ministrada por técnico do IPHAN; Fortaleza de São José de Macapá: Memória, Educação e Cidadania; A Fortaleza de São José de Macapá e a Paisagem Urbana da Cidade de Macapá.
No segundo dia, ocorrem palestras sobre os Museus do Amapá no Contexto da Política Nacional de Museus com a coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico Simone Maria de Jesus. A gerente do Museu Fortaleza de São José de Macapá, Obde Ferreira Gadelha falará sobre a Relação Museus e Turismo. No ultimo dia, o ciclo de palestra encerram com os temas Patrimônio material e outros a definir. No dia 18, a partir das 15 h, haverá a premiação do Concurso de redação e apresentação cultural de grupos infantis.
Dia 19 de Março, data em que se comemora o aniversário de 228 anos da Fortaleza de São José de Macapá. A festa começa com alvorada festiva, salva de tiros e Rufar dos Tambores às 6 h da manhã. Seguida do café da manhã acompanhado de parabéns à Fortaleza e apresentação cultural. À tarde terá apresentação teatral e grupos de dança do Teia Cultural.
À noite, a partir das 19h, a festa de aniversário continua com show musical com apresentação de artistas amapaenses e bandas locais. O show acontecerá em frente ao mercado central ou no Anfiteatro da Fortaleza.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Nenhum comentário: