domingo, 21 de março de 2010

Governo mobiliza estrutura para socorro das vítimas no Vila Nova




Em coletiva concedida à imprensa no canteiro de obras da CR.Almeida, em Mazagão, o governador Waldez Góes manifestou solidariedade às famílias que tiveram vítimas fatais e hospitalizados por conta do acidente ocorrido na tarde deste sábado, 20, na obra da ponte do Rio Vila Nova. Um problema na colocação da 28ª viga de sustentação da ponte provocou o desabamento da estrutura.
As equipes de governo foram mobilizadas de imediato. Bombeiros e policias foram deslocados para o local. A travessia de veículos foi interrompida para priorizar o socorro aos feridos que foram encaminhados aos hospitais de Mazagão e Macapá. Secretários de estado também estiveram no local que foi isolado para facilitar as investigações. O governo determinou a abertura do Inquérito Policial para apurar as causas e as responsabilidades. “Diante do ocorrido, além da solidariedade e apoio aos familiares, é um dever esclarecer o que verdadeiramente aconteceu e só o Inquérito Policial, o laudo do Corpo de Bombeiros e da Polícia Técnica vão reunir os elementos necessários para esclarecer o acidente”, afirmou. O governador também pediu cautela e responsabilidade na divulgação das notícias, “é uma situação que abala a todos e cabe a nós autoridades e imprensa divulgar com responsabilidade a informação”.
O engenheiro civil Rafael Alves Costa, da empresa CR. Almeida que é responsável pela construção da ponte, disse que ocorreu um problema no escoramento da 28ª viga que acabou tombando e esbarrou na 27ª, provocando a queda das duas últimas vigas da estrutura da ponte. “A viga foi levantada cinco centímetros para a retirada do escoramento inferior. Creio que pode ter havido uma falha em algum equipamento. Mas só o laudo da perícia vai apontar as verdades causas”, disse o engenheiro. O procedimento é padrão e foi realizado em todas as vigas da estrutura.
No local do acidente trabalhavam duas equipes. Uma na parte superior e outra em uma balsa. Até o momento, a empresa não divulgou o nome das três vítimas fatais e nem dos 10 feridos. O corpo de bombeiros e polícia permanecem no local do acidente para o resgate dos corpos. O Governo do Amapá vai aguardar os laudos da perícia e da empresa responsável pela fiscalização da obra que vão apontar as causas do acidente.
A OBRA
A ponte sobre o Rio Vila Nova tem extensão de aproximadamente 400 metros. Vai beneficiar os moradores de Mazagão que precisam fazer duas travessias de balsa para chegar ao município. A obra da ponte iniciou no ano passado e tem um custo total aproximado de 50 milhões incluindo o entorno. A conclusão está prevista para o mês de agosto.

Jailson Costa dos Santos
Gerente do Núcleo de Jornalismo Institucinal
Coordenadoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
99029164

Nenhum comentário: