quarta-feira, 3 de março de 2010

QUEBRA – MAR



RETIRADO DO TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

AUTORIA: Claudionor dos Santos.

O Quebra-Mar fica localizado à beira do Rio Amazonas em frente à cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, ligado aos bairros do Araxá, Santa Inês, Central e Perpetuo Socorro, onde foi construído cais portuário com material de concreto bastante resistente e duradouro para resistir a fúria das águas do Rio Amazonas que banha a cidade de Macapá. Essa obra foi projetada e construída pelo governador Anníbal Barcelos.
Há alguns anos nem se imaginava que essa grandiosa obra fosse construída, mas a fúria das ondas do mar foi tão grande com violento embate que a cada dia parte das terras ribeirinha foram sendo engolidas pelo Rio Amazonas modificando a sua forma original.
O Quebra-Mar hoje é alvo de lenda oriunda da cultura cabloca e já está sendo contada pelos moradores mais antigo da Beira Rio. Eles afirmam que as águas vinham subindo e o Quebra-Mar vem ajudando a protege a cidade, juntamente com a Pedra do Guindaste, onde mora uma
cobra grande. Mas se por ventura as autoridades quebrarem a obra do Quebra-Mar, às águas do Rio Amazonas ficarão tão furiosas, que as terras da Beira Rio serão destruídas completamente e os bairros que adentram irão desaparecer para sempre. (contado por Populares).

Nenhum comentário: