quarta-feira, 24 de março de 2010

Amapá recebe 12 ambulâncias do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde estará repassando para o Governo do Estado 12 ambulâncias que irão atender sete municípios amapaenses. As doações partiram da necessidade de expandir para o interior do Estado as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) considerando as diretrizes para a implantação de redes locorregionais de atenção integral às urgências. A entrega das ambulâncias será feita ao Vice-Governador, Pedro Paulo Dias, e acontecerá nesta quinta-feira, 25, em São Paulo.
Na solenidade de entrega, além do Vice-Governador, estará presente a Coordenadora Geral do SAMU no Estado, Alessandra Cascaes. A coordenadora explica que o pedido das unidades móveis tem como finalidade expandir o atendimento do SAMU para outras regiões, “neste momento, serão contemplados os municípios de Macapá, Laranjal do Jarí, Bailique, Oiapoque, Calçoene e Porto Grande”, explica.
Além das ambulâncias, a Coordenação do SAMU solicitou para o Ministério da Saúde, duas Ambulanchas que irão atender as comunidades do Bailique e Laranjal do Jarí. “As Ambulanchas são de modelos marítimos, pois somente estas podem enfrentar as águas do Rio Amazonas, além de serem mais rápidas. As unidades marítimas não serão entregues nesta fase, acredito que até o fim do semestre já estaremos com elas”, comenta Alessandra.
As ambulâncias serão distribuídas da seguinte forma: Macapá 04, Santana 01, Laranjal do Jarí 02, Bailique 01, Oiapoque 01, Calçoene 01 e Porto Grande 02. Laranjal do Jarí e Bailique serão os contemplados com as Ambulanchas.
Para o Vice-Governador, Pedro Paulo, que também é Secretário de Saúde do Estado, as novas ambulâncias vão ajudar no atendimento à população nos outros municípios amapaenses. “As cidades contempladas são aquelas que receberão as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e que prestarão atendimentos de urgência e emergência a essas comunidades. A nossa meta é que, até 2011, todos os Municípios do Estado tenham UPAs”, informou.

Nenhum comentário: