Será neste domingo, 28 abertura oficial do Ciclo Marabaixo 2010, promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes em parceria com as comunidades tradicionais do Estado. O evento acontecerá no Centro de Cultura Negra do Amapá, a partir das 17 horas e contará com a participação dos cincos grupos tradicionais que realizam o Ciclo do Marabaixo.
De acordo com o coordenador do Ciclo, Egidio Gonçalves, a festa será um momento de integração entre os grupos, oportunidade em que acontece o encontros das bandeiras, com apresentação individual e coletiva dos grupos de Marabaixo. Egidio informou ainda que este ano, o ciclo vai homenagear o grande Mestre da cultura afro, Raimundo Lino Ramos, o Mestre Pavão, que durante toda vida lutou pela preservação das manifestações culturais herdadas dos ancestrais.
Entre os grupos que participarão da festa destacam-se o Berço do Marabaixo, Marabaixo do Pavão, Azebic, Raimundo Ladislau e Campina Grande. A programação do Ciclo do Marabaixo deste ano, começa neste sábado, 3 com o Marabaixo aceitação do grupo Berço do Marabaixo, na Favela, das 16 à 24 horas, no Barracão Tia Gertrudes, situado na Avenida Duque de Caxias, nº 1203, Centro, próximo o Fórum; O Marabaixo da Ressurreição do Senhor, do Grupo Azebic, será das 16 à meia noite, na Avenida Mendonça Furtado nº 1882, bairro Santa Rita, antiga Favela. A festa da União Folclórica de Campina Grande também começa no sábado aleluia, das 13 às 6 horas da manhã.
O restante dos grupos tradicionais iniciarão no domingo, 4, com programação definida.
No Amapá, o Ciclo do Marabaixo é comemorado todos os anos por grupos tradicionais organizados que trabalham para manter vivas as tradições da raiz herdada dos ancestrais. O ciclo inicia no mês de abril e encerra no mês de junho. Durante este período diversos eventos serão realizados. Em homenagens a páscoa e o dia do trabalhador.
Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário