terça-feira, 30 de março de 2010

A HISTÓRIA E CULTURA DA REGIÃO NORTE

Retirado do TCC: A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

Autoria: Claudionor dos Santos

Os primeiros habitantes da Região Norte, como no resto do Brasil, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias, do período pré-colombiano até a chegada dos europeu, os espanhóis, entre eles, Francisco de Orellana, organizaram expedições exploradoras pelo rio Amazonas para conhecer a região. Após longas viagens ao lado de Francisco Orellana, Gonzalo Hernández de Oviedoy Valdés, escreveu em Veneza, uma carta ao cardeal Pedro Bembo, exaltando a fauna e a flora existentes na região até certa época, em 1616 chegaram os portugueses. Os Português construíram fortes militares para defender a região contra a invasão de outros povos. Eles também se interessaram pelas riquezas da Floresta Amazônica, a Região também foi parte de caminhos do Movimento das Bandeiras.
Os missionários vieram para a região à procura de índios para catequizar. Eles reuniam os índios em aldeias chamadas missões. As missões deram origem a várias cidades.
Os brasileiros de outros estados, principalmente nordestinos, vieram para a Região Norte a fim de trabalhar na extração da borracha. Muitas famílias japonesas vieram trabalhar nas colônias agrícolas. Os japoneses iniciaram a plantação da pimenta-do-reino e da juta. Durante as décadas de 60, 70 e 80, os governos militares implantaram um grande plano de integração dessa região com as demais regiões do Brasil, incluindo a construção de várias rodovias (como a rodovia Transamazônica), instalação de indústrias e a criação da zona franca de Manaus. O ciclo da borracha converteu as cidades amazônicas em prósperos centros econômicos e culturais como à construção do teatro Amazonas localizado na cidade de Manaus.
Com folclore próprio, as grandes atrações são o Festival Folclórico do Boi-Bumbá de Parintins/AM, o Círio de Nazaré, em Belém/PA, o Çairé (com Ç mesmo), em Santarém/PA e as danças típicas, Marujada, Carimbó e Cirandas. Como Samba lelê e outros Na região, existem os teatros mais belos do Brasil e semelhante, que são: Theatro da Paz, localizado em Belém e o Teatro Amazonas, localizado em Manaus e uma mistura da arte barroca, rococó e outras artes além de ser o principal símbolo do áureo da borracha, na época a cidade de Belém e Manaus eram as localidades mais ricas do Brasil. Logo sugiram outras cidades que estão fazendo parte da historia e da cultura desta região, e que hoje tem um valor na origem do amazonas (www.wikipedia.org.regiãonortedobrasil.com.br.)

Nenhum comentário: