quinta-feira, 18 de março de 2010

O BURITI



A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

Autoria: Claudionor dos Santos

O buriti é um fruto de uma palmeira de nome buritizeiro, bastante abundante da região amazônica. Hoje é muito utilizado na fabricação de ração para animais, doce, sucos e artesanato. E já está começando ganhar espaço no mercado internacional.
Diz o morador de Macapá Benedito Vilhena de 84 anos de idade, que a lenda do buriti é antiga tanta quanto outras. Que quando ainda era menino, seus avós já contavam essa lenda do interior do município de Calçoene e Amapá.
Contavam seus avós que em uma aldeia dos índios Tucujus, o cacique era pai de uma linda índia, a mais bonita da tribo, ela adorava ir à beira do rio para apreciar a correnteza. Certo dia um boto viu a linda índia e se apaixonou. O boto em forma de um homem todo de branco, todos os dias ia ao encontro da linda índia, até que um dia ela se apaixonou por ele e ficou gestante, em seguida o boto sumiu. Seu pai queria matá-lo, pois, queria saber quem era o pai, ela respondeu que era de um homem que se vestia de branco e que tinha sumido.
A criança nasceu, mas ao completa 5 anos faleceu, sem saber de quê. A índia chorou muito, enterrou a criança á beira de um lago e todos os dias iam visitá-la. Em cima da sepultura nasceu uma linda e viçosa palmeira, a índia ficou tão maravilhada que achou que era sua filha. Com o passar do tempo à árvore ficou tão grande e deu lindos frutos. A índia resolveu dar nome a árvore que se chamou de buritizeiro. Daí a origem dos grandes buritizais nos rios, lagos e igarapés, que alimentam povos indígenas e ribeirinhos. (contado por MANUEL, 96 anos).

Nenhum comentário: