terça-feira, 24 de agosto de 2010

Campanha contra Hepatite B será direcionada à adolescente

Chamar a atenção da população para o combate da Hepatite B, principalmente entre os jovens. Esse é o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), que em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde realiza a Campanha de Intensificação Vacinal contra a Hepatite B acontece no dia 01 de setembro.
A meta da secretaria é imunizar aproximadamente 68 mil pessoas na faixa etária de 11 a 24 anos. A abertura oficial da campanha acontecerá na Praça Barão do Rio Branco, em Macapá, a partir das 9h, e em Santana a abertura será na Escola São Benedito a partir das 15h.
A Coordenadora do Grupo de Atividades de Controle de Doenças Imunopreviníveis/CVS – Sesa, explica que a vacinação será centrada nas escolas, pois, o público alvo serão principalmente adolescentes. “Queremos nos centrar nas escolas, além da vacinação, iremos realizar palestras sobre DST’s aos alunos da rede pública de ensino, afinal, a Hepatite B é transmitida, também, por meio de relações sexuais”, explica. Além de Macapá e Santana, as ações acontecem em outros municípios por meio de equipes volantes e os serviços já iniciaram.
O Ministério da Saúde divulgou um balanço sobre a doença nos anos de 1999 a 2009. De acordo com os dados, 100 mil casos da doença foram confirmados neste período. As regiões Norte, Sul e Centro-Oeste concentraram o maior número de casos a cada 100 mil habitantes em 2009. A doença atinge principalmente a faixa etária entre 20 e 59 anos e, no ano passando foram confirmados 14.601 casos da doença no Brasil.
Para o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Elpídio Dias, a campanha, “irá alertar a população da importância da vacinal, principalmente contra a Hepatite B, uma doença que pode ser prevenida; e o Amapá, se empenhará para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde”, garantiu o secretário.

Ascom/Sesa 91315530
Alieneu Pinheiro 8129 1345
www.saude.ap.gov.br

Nenhum comentário: