segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Setap cria novos pontos para devolução de créditos estudantis

Além da prorrogação do prazo para troca dos cartões da bilhetagem, que agora podem ser feitos até o dia 31 de agosto, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá – Setap estabeleceu novos pontos de ressarcimento dos créditos estudantis. A partir de segunda-feira (02/08) os estudantes podem receber os créditos devidos nos seguintes pontos: Terminal Rodoviário de Macapá, Terminal de Rodoviário de Santana, Terminal de ônibus do bairro Congós e Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares.
Desde o dia 27/07 os créditos estão sendo restituídos diretamente com os cobradores no interior dos 170 onibus que circulam na capital e em Santana. Esse processo também seguirá valendo. Em qualquer das opções, o estudante deve apresentar o comprovante impresso emitido pelo Sindicato. “A decisão por essa dinâmica de restituição diretamente nos veículos e nos demais pontos fixos visa diminuir o tempo de espera na fila. Todos receberão o dinheiro de volta, não haverá prejuízos. Após esse momento de adequação ao novo sistema de bilhetagem eletrônica, veremos que o investimento trará benefícios para todos” disse Altemar Alcantara, Diretor do Setap.
Dentre as vantagens do novo sistema, destaca-se o pagamento da meia passagem na catraca, antiga reivindicação das entidades estudantis que finalmente virou realidade. “O pagamento na catraca acaba com as filas diárias para compra de créditos. É mais rápido e prático para todos”, avalia Artur Sotão, gestor da bilhetagem.
Tecnologia a serviço da sociedade
O investimento em tecnologia feito pelo Setap garantiu a implantação de um Sistema de Bilhetagem que permite maior controle sobre a utilização do transporte coletivo em Macapá. Fraudes serão mais facilmente detectadas, o que representa ganho para todos, pois são os usuários comuns que pagam a conta da meia passagem. "Alertamos ainda para a prática criminosa consumada no uso irregular da meia passagem pelo chamado falso estudante. As escolas serão notificadas pela Justiça para que encaminhem as listas atualizadas com freqüência escolar. Não podemos tolerar a fraude, pois a meia passagem é só para estudante”, disse Laurindo Júnior, diretor do Setap.
Para as empresas, a compra do vale transporte está sendo feita pelo site: www.vtsetap.com.br. O empregador acessa o serviço pela internet, solicita a quantidade de vales transporte para os trabalhadores, imprime o boleto bancário e ao efetuar o pagamento tem o crédito autorizado.
Compra antecipada
A partir de outubro, o estudante que preferir antecipar a compra mensal da meia passagem poderá fazer normalmente e com muito mais agilidade. Será firmado convênio com rede de farmácias, onde o estudante poderá comprar a quantidade de créditos que desejar.
O Setap fará aquisição de maquinetas de venda on-line que ficarão disponíveis em farmácias espalhadas pelos bairros da cidade, em horário normal de atendimento da rede. O objetivo central é acabar de vez com as filas.
Setap busca entendimento com a EMTU
Está marcado para o próximo dia 09 de agosto audiência de conciliação na 2ª Vara Civil entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros – Setap e a Empresa Municipal de Transportes Urbanos – EMTU.
Em reunião as empresas firmaram o compromisso em buscar o entendimento e apresentar proposta de pagamento de débitos de gerenciamento pendentes, correspondente a três meses. As empresas pagam 6% da arrecadação a título de taxa de gerenciamento para a EMTU
Sobre o novo Sistema da Bilhetagem Eletrônica, o Setap defende a gestão compartilhada, com transparência na troca de informações, por meio de acompanhamento dos relatórios e banco de dados, através de links com acesso ao servidor, que serão instalados no prédio da EMTU e Prefeitura, conforme compromisso firmado anteriormente em Termo de Compromisso e Mutua Cooperação .

Nenhum comentário: