sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Concurso para delegados de Polícia Civil prossegue este mês

A próxima fase do concurso público para delegado de Polícia Civil do Estado do Amapá já tem data definida. O Teste de Aptidão Física (TAF) será realizado nos dias 21 e 22 deste mês. Quarenta e sete candidatos classificados, até o momento, concorrem a 31 vagas. O processo seletivo começou em janeiro deste ano e a previsão é que até dezembro os novos delegados estejam nomeados e lotados em suas respectivas delegacias. Os aprovados já passaram pelas provas objetivas, subjetivas e avaliação oral.
O delegado geral de Policia Civil, Paulo César Martins, afirma que os trabalhos para a contratação dos novos funcionários estão dentro do prazo. O atraso que houve entre os meses de maio e junho ocorreu por questões administrativas, já superadas. O cronograma prossegue com a aplicação do teste psicológico, em setembro. A fase final será a capacitação na Academia de Polícia, onde os candidatos recebem treinamentos práticos e teóricos na área policial. “Apesar de bacharéis em direitos e conhecedores da lei, é necessário deixá-los aptos para o trabalho policial”, explicou o delegado geral.
A Polícia Civil do Estado do Amapá (PC) está em fase de expansão. O governador Pedro Paulo Dias de Carvalho deve encaminhar para a Assembléia Legislativa, ainda este mês, o projeto que institui a nova estrutura da PC. Serão criadas as Delegacias do Idoso, de Combate ao Crime Organizado, de Mulheres da Zona Norte, de Entorpecentes de Oiapoque e Santana, e o Departamento de Inteligência. Segundo Paulo César, ainda será reativado o prédio da delegacia de Pracuúba e construída unidades nos municípios de Cutias do Araguari e Itaubal do Piriri.

Cerca de 80% do efetivo de novos delegados serão aproveitados nos municípios do interior do Estado, para substituir os antigos policiais que trabalham nesses locais. Com o processo de interiorização haverá a necessidade de delegados nesses ambientes. “Nós temos total interesse em concluir o processo seletivo o quanto antes, para suprir essa demanda”, informa Paulo César Martins. Outro fator que justifica a pressa do governo estadual para a conclusão desta seleção é o desfalque no quadro de delegados da Polícia Civil. Nove aprovados no concurso de 2006 para o cargo de delegado deixaram a instituição porque foram aprovados em outros concursos. A fase final será realizada em Macapá, na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (AIFA), no início de outubro.
Galeria de Fotos

Kleber Soares
Assessor de Comunicação

Nenhum comentário: