terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lula afirma que brasileiro sabe distinguir o bom e o mau jornalismo

Redação Portal IMPRENSA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações sobre o trabalho da imprensa do Brasil, durante a inauguração da TV dos Trabalhadores (TVT), que aconteceu em São Bernardo do Campo (SP), na última segunda (23). Lula declarou que o brasileiro aprendeu a distinguir o bom e o mau jornalismo, assumindo a função de policiar a imprensa: "O único juiz da imprensa é o público", disse.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente afirmou, ainda, que a população "está cada vez mais consciente" e que sabe a diferença entre informação e "distorção dos fatos".
Sobre a TVT, lançada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o ex-torneiro mecânico declarou que o canal seria uma forma de os sindicatos exercerem a liberdade de expressão "utilizando suas próprias emissoras de TV". "Concessões devem ser exploradas sim pelas empresas comerciais, mas também pelas empresas públicas e por entidades da sociedade civil organizada. É isso que reza nossa Constituição, nossas leis", discursou o petista.
Lula também afirmou que a inauguração da TVT "dá novo vigor a algo que é sagrado para todos nós, a liberdade de imprensa".
O presidente presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC até 1980, quando foi preso pela ditadura militar. Atualmente, a entidade é filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), que, por sua vez, é ligada ao PT, partido de Lula.
A nova emissora será transmitida pelo canal 46 UHF na região da Grande São Paulo, em outros dez Estados e pela internet. A cerimônia de lançamento da TVT reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cinco ministros.
O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, também compareceu ao evento e afirmou que a TVT poderá incomodar as demais empresas de comunicação do país, e classificou sua inauguração como uma "revolução".

Nenhum comentário: