terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sesa implantará vigilância de violências nas Unidades de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) através do Grupo de Atividade e Monitoramento de Agravos por Fatores Externos (GAMAFE) realizará a capacitação de profissionais de saúde para a implantação do Sistema de Vigilância para Acidentes e Violências no Setor Saúde (VIVA) no município de Santana. As capacitações ocorrerão nos dias 01 e 02/09 (08h às 12h), e de 08 a 09/09 (14h às 18h) na Faculdade Madre Tereza em Santana.
O objetivo das capacitações é descrever o perfil dos atendimentos por violências (doméstica, sexual e/ou outras violências) nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios e rede hospitalar pública e privada, caracterizando o perfil das vítimas, o tipo e local das violências, o perfil do provável autor(a) de agressão, dentre outros. Além, de articular e integrar com Rede de Atenção e de Proteção Social às Vítimas de Violências, garantindo-se assim a atenção integral e humanizada, a proteção e garantia de direitos humanos.
De acordo com a coordenadora do Gamafe, Silva Maués, esta capacitação visa atender a legislação específica, e por isso estará ampliando o monitoramento das violências para o município de Santana. “Serão 02 capacitações, na qual iremos implantar em 05 Unidades de Saúde a Rede Viva. Além destas, proporcionar ao Hospital Estadual de Santana os serviços Sentinela de Vigilância de Violências e Acidentes”, informou a coordenadora.
Silvia explica que este sistema “Viva” tem o propósito de ampliar o conhecimento acerca da violência e a prevenção de acidentes. “Precisamos cada vez mais buscar alternativas concretas para acabar com as violências domésticas, sexual, contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, e principalmente, a implementação e avaliação de ações de prevenção, e no melhor planejamento dos recursos e serviços”.
Para o secretário de Estado da Saúde, Dr. Elpídio Dias, é importante a criação de políticas públicas que garantem o combate das violências e prevenção dos acidentes na sociedade. “Devemos garantir atenção integral e humanizada às vítimas de violência e acidentes para que haja uma melhor qualidade de vida. A intervenção para o setor saúde significa acolhimento, identificação, notificação, atendimento, avaliação dos resultados, articulação de rede de atendimento e proteção, capacitação dos profissionais e sensibilização da população em geral para o problema da violência”.



Ascom/Sesa 91315530
Alieneu Pinheiro 8129 1345
www.saude.ap.gov.br

Nenhum comentário: