sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CAPTTAÇÃO – MOSTRA LIVRE DE TEATRO DE RUA

O que antes servia apenas para o consumo de drogas e outras práticas ilícitas, hoje serve de ponto de encontro para famílias inteiras nas noites de sábado e domingo. Isto graças ao projeto CAPTTAÇÃO – Mostra Livre de Teatro de Rua, uma iniciativa do Coletivo de Artístas, Produtores e Técnicos em Teatro do Estado do Amapá – CAPTTA que consiste na adoção de um logradouro publico ocioso pelo período de um mês, proporcionando à comunidade de seu entorno atividades culturais com garantia de acessibilidade. Foi o que aconteceu com a Praça Chico Noé no bairro do Laguinho, que foi adotada pelo CAPTTA, e durante todo o mês de agosto 11 (onze) grupos e companhias de teatro apresentarão 18 (dezoito) espetáculos teatrais gratuitamente para quem quiser ver e ouvir nossas mensagens, recheadas de responsabilidade social.
O teatro feito pelos grupos e companhias de teatro filiados ao CAPTTA é assim, rompe com as barreiras da arte pela arte, transpassa as paredes da caixa cênica, invade ruas, praças, feiras ou outro lugar qualquer onde tenha alguém interessado em ouvir nossas mensagens, e se apresenta como veículo de comunicação, diferente dos convencionais que conhecemos, pois para ter acesso ao mesmo não precisa de dinheiro, basta querer. Nossa arte está a serviço da vida, pois assim como Boal, acreditamos que “na ficção de nossa arte, ensaiamos (nós e o publico) para realidades futuras”.
As apresentações iniciaram – se na noite do dia 07 de agosto, no entanto, o projeto que consiste na re - significação do espaço publico teve inicio bem antes com os serviços de capina, lavagem, pintura e grafitagem do anfiteatro da Chico Noé, que de cara nova, tem atraído inúmeras crianças que voltaram a frequentar o local.
Este final de semana a alegria ficará por conta dos grupos: Baluarte e Ói Nóiz Aqui Traveiz que apresentam no sábado: O Rei está Chegando e A Chegada de Marculino no Purgatório. Já no domingo que comandará a festa será os grupos: Companhia Viva de Teatro e Grupo Teatral Marabaixo com: À Procura da Paz e Os Piratas respectivamente. Vale ressaltar que será a primeira apresentação do “Marculino” após sua participação na terceira edição do Festival Amazônia Encena na Rua, ocorrido de 16 à 26 de julho em Porto Velho, ocasião na qual o espetáculo foi sucesso absoluto de crítica, arrancando elogios rasgados de grandes personalidades do teatro de rua no Brasil.
O projeto tem o apoio do Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria Estadual de Cultura – SECULT, da Prefeitura Municipal de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Cultura – COMC e da Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR -AP e se estende até o dia 29 de agosto, data na qual o coletivo pretende divulgar o novo logradouro publico a ser adotado. Na ocasião, uma vasta programação está sendo concepcionada com atrações musicais, hip – hop, grupos de danças e outras atividades artísticas e culturais, no intuito de despertar em outros segmentos o interesse em adotar a Chico Noé por mais um mês, e assim sucessivamente.
O que mais nos alegrar é saber os objetivos estão sendo alcançados, afinal de contas, são cerca de 160 à 200 espectadores por noite, o que demonstra a carência que nosso povo sente de cultura e de arte, e assim, a praça vai sendo entregue a seus verdadeiros donos, até porque, “a praça é do povo, como o céu é do avião”!

Fonte:
Claudio Silva
Presidente do CAPTTA
Conselheiro Estadual de Culturakacolobo@yahoo.com.br
0xx(96) 8114-9655

Nenhum comentário: