quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vídeoinstalação "Espectador em Trânsito "

O SESC Amapá, através do projeto Arte-SESC do Departamento Nacional, tem a satisfação em comunicar que estará acontecendo de 04 a 28 de agosto a exposição de vídeoinstalações “Espectador em Trânsito”, dos artistas André Parente, Gisela Motta e Luciano Mariussi.
O coquetel de inauguração acontecerá nesta quarta-feira, às 19h, na Galeria de Artes Antônio Munhoz Lopes (SESC Araxá)
Os trabalhos desenvolvidos utilizam materiais variáveis dentro do campo atualmente denominado arte-mídia ou tecnológica.
Seis vídeoinstalações dos artistas passam a integrar o acervo do Arte-Sesc, propondo ao espectador ser um “leitor móvel”, convidado a percorrer as obras de arte como um laboratório experimental de percepções imaginativas.
Lendo as imagens, o público ao mesmo tempo apreende outras formas de olhar o mundo a sua volta.
Vídeoinstalações:
“Entre” – André Parente, Luciano Mariussi, Leandro Lima e Gisela Motta
Figuras projetadas em tamanho real numa sala escura, utilizando uma linguagem agressiva e preconceituosa, expulsam da sala, aos gritos, os visitantes da exposição.
“o beijo” – Gisela Motta e Leandro Lima
O beijo de munch glorifica a união, a amalgama do casal. Já em Leandro e Gisela o beijo unifica, mas acontece em uma esquina: um individuo projetado em uma face e o outro na outra. o estranhamento reside no distanciamento do casal sugerindo a manutenção das alteridades.
“Estereoscopia” – André Parente
O espectador deixa de ser mera testemunha ou observador e assume o estranho papel de participante desse “quero ver o que você está vendo de mim dentro de você”. André nos coloca na fluidez desse “continuo e descontinuo” entre um e outro entre ele e ela.
“Entre margens” _ André Parente
A instalação busca representar, por meio de paisagens visuais e sonoras, a condição intermediária, visual e metafísica, expressa no conto a terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa (...) o conceito central do trabalho é de que o tempo passa e não passa, percola, como no fluxo turbilhonante de corrente e contracorrente de um rio.
“Passei-o” - Gisela Motta e Leandro Lima
A vídeoinstalação apresenta uma paisagem onde se vê um trilho de trem. Pouco acontece até o momento em que começamos a ouvir os ruídos característicos da aproximação da locomotiva. Os apitos vão se identificando até passar o que se espera ser, o trem. Porém, neste momento uma sucessão de imagens atravessa a tela como uma locomotiva, segue adiante. Após essa enxurrada de cenas, tudo volta a mesma calmaria de antes.
“Sem-titulo 2007” - Luciano Mariussi
O artista distribui cinco vídeos pelo local da exposição, sem uma sala específica, onde cada monitor possui um conteúdo diferente e é colocado onde o acesso é um pouco dificultado. Lugares como o ponto mais alto que o normal da parede, algum canto meio escondido, atrás de uma mesa de recepção, no chão, etc.
Serviço:
Coquetel de inauguração: dia 04/08, às 19h
Local: Galeria Antônio Munhoz Lopes (Rua Jovino Dinoá, 4311 – Beirol – SESC Araxá)
Período de Exposição: 04/08 a 27/08
Horário de funcionamento: 08h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30, de 2ª a 6ª.
Agendamentos em outros horários e finais de semana:3241-4440 - ramal 257.
Entrada Gratuita.

Juliana Coutinho
SESC/AP - Serviço Social do Comércio
ASCOM - Assessoria de Comunicação e Marketing
(0xx96) 3241-4440 - Ramal 235
(0xx96) 9112-1145

Nenhum comentário: