terça-feira, 3 de agosto de 2010

Censo 2010 é lançado no Palácio do Setentrião, em Macapá

Começou oficialmente nesta segunda-feira, 2, o 12º Censo Demográfico Brasileiro. No Amapá, essa mega operação de pesquisa domiciliar foi lançada pela manhã, no Palácio do Setentrião. O Censo 2010, que vai investigar cerca de 150 mil domicílios em todo o Estado, tem o apoio do Governo do Amapá e das dezesseis prefeituras amapaenses.
Segundo informou o chefe da unidade do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), no Amapá, Haroldo Canto, 602 recenseadores vão percorrer o Estado, com a tarefa de coletar informações que vão ajudar na definição de políticas públicas em âmbito estadual e municipal, além de auxiliarem a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.
“O censo é o retrato completo da população. Vamos fazer a contagem de pessoas, famílias, moradias, trabalho, renda e etc. Com esses dados, o poder público e a iniciativa privada vão traçar suas políticas para os próximos dez anos”, falou Haroldo Canto, referindo-se à periodicidade do censo, que é realizado a cada dez anos.
Ao longo das próximas semanas e, até 31 de outubro, os domicílios brasileiros receberão a visita de um recenseador do IBGE. Cada um dos 191.972, em todo o Brasil, poderá ser identificado pelo uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo, pelo equipamento de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.
“Esse é um grande momento para o Brasil, para o Amapá. O Censo vai nos dar a oportunidade de atualizar dados e planejar o futuro. O IBGE vai nos ajudar a desenvolver políticas públicas. Quase setecentas pessoas vão trabalhar diretamente nessa pesquisa. Por isso quero pedir a todos que recebam em suas casas esses recenseadores. São eles que vão coletar os dados que utilizaremos pelos próximos dez anos”, solicitou o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, que pediu ainda: “Quero pedir à minha equipe de Governo, que ajude, facilite o trabalho do IBGE, seja cedendo possíveis pontos de coleta, seja na prestação de informações. Só assim faremos boas políticas públicas”, reforçou. O Governo do Amapá colocou à disposição do IBGE no Amapá, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Para conseguir, com sucesso, essa fotografia dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente. A identidade do pesquisador do IBGE poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.
Novidade
Uma novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela internet. Mas a possibilidade somente é válida após a visita do recenseador, que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário online, criptografado, sem risco, portanto, de vazamento de informações.
Também é novidade a inclusão de novas perguntas relacionadas, por exemplo, ao uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, à existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à internet e emigração internacional. Com relação aos moradores, o IBGE investigará a etnia ou povo indígena, as línguas indígenas faladas, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais e o arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.
Questionários
O Censo 2010 vai aplicar dois tipos de questionários: o básico e um por amostra. O primeiro, com 37 perguntas simples, dura em média 15 minutos para ser preenchido. O segundo, mais detalhado, traz 108 questionamentos e dura cerca de 1 hora e meia para ser respondido. Este questionário é feito a cada dez básicos.

Nenhum comentário: