terça-feira, 19 de maio de 2009

Fortaleza de São José participa da Semana de Museus

O Museu Fortaleza de São José de Macapá participa da Semana Nacional de Museus. Com o tema Museus e Turismo, a Semana começou neste domingo, 17 e vai até o dia 23 deste mês. A programação iniciou com visitação monitorada, exibição de vídeos e a realização de uma Mesa Redonda com o tema “Museus e Turismo: Interfase para a Cidadania”. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 18, no auditório do Museu Sacaca, das 8 às 18 horas, e contou com a participação de vários especialistas, profissionais da área e estudantes. A Semana tem a finalidade de tornar conhecido o potencial turístico, a atratividade, pluralidade e diversidade cultural dos museus brasileiros.
Durante a semana, o Museu Fortaleza de São José de Macapá, estará divulgando seus projetos educativos e culturais, visitas monitoradas, visitação e diálogo de memória, mesa redonda, espetáculo teatral, exibição de filmes (Museu e Turismo), apresentações culturais e outras ações que intensificam as relações do museu com a sociedade.
Na sexta-feira, 22, a Fortaleza de São José de Macapá e o Museu Sacaca realizarão mostra gastronômica e apresentação do grupo Isadora Duncan e dança das brumas, uma coreografia da áurea que serve como terapia.
No sábado, 23, a atração cultural ficará a cargo do Centro Cultural de Capoeira Raiz do Brasil, do grupo Harmonia Arte Capoeira, grupo Teatral Eureca e apresentação da Quadrilha Esperança Junina, que atende crianças de 8 a 16 anos.
A Fortaleza de São José de Macapá ganhou status de Museu através do decreto lei 1073, em abril de 2007. A medida deve-se ao fato de guardar em sua arquitetura e sua história toda a memória do processo de colonização do século XVIII

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
Contatos: (96)3212-1169 / 9902-5780

Nenhum comentário: